Lions Clube de Pinheiros realiza Campanha Educativa sobre o combate ao Câncer Infantil

A campanha alerta a população sobre os sinais e sintomas e a importância do diagnóstico precoce | Fotos: Maria José Ziviane

O Lions Clube de Pinheiros, região norte do Espírito Santo, durante a semana em que acontece o Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil, 15 de fevereiro, realizou uma campanha educativa envolvendo a sociedade e profissionais da saúde, com o objetivo de aumentar a conscientização e a educação sobre a doença, além de influenciar os governos e as pessoas para que se mobilizem em relação a causa.

O câncer infantojuvenil é principal causa de morte por doença em crianças e adolescentes no Brasil. A campanha alerta a população sobre os sinais e sintomas e a importância do diagnóstico precoce. Cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

São sinais e sintomas do câncer infantojuvenil:

  • Palidez, hematomas ou sangramento, dor óssea
  • Caroços ou inchaços – especialmente se indolores e sem febre ou outros sinais de infecção
  • Perda de peso inexplicada ou febre, tosse persistente ou falta de ar, sudorese noturna
  • Alterações oculares – pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos
  • Inchaço abdominal
  • Dores de cabeça, especialmente se incomum, persistente ou grave, vômitos (em especial pela manhã ou com piora ao longo dos dias)
  • Dor em membro ou dor óssea, inchaço sem trauma ou sinais de infecção
  • Fadiga, letragia, ou mudanças no comportamento, como isolamento
  • Tontura, perda de equilíbrio ou coordenação

As Domadoras, Domadoras Leões e leões percorreram o município realizando a distribuição de panfletos e cartazes, seguindo o conceito que pretende mostrar como todos, em grupo ou individualmente, podem fazer a sua parte para reduzir o impacto do câncer no mundo.

De acordo com a presidente do Lions Clube, Maria José Ziviane, a campanha teve a participação de todos os membros da instituição, que entusiasmados divulgaram. “Passamos por feiras livres e o comércio, além das unidades de saúde e hospital. Conversamos com as pessoas e profissionais da saúde, alertando sobre a importância de darmos uma atenção especial a prevenção do câncer infantojuvenil.

No Brasil, os cânceres com maior incidência nas crianças e nos adolescentes são as Leucemias, os Tumores do Sistema Nervoso Central e os Linfomas.

Por Bernardino de Sena


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *