Empresário do ramo de picolé e sorvete de São Paulo visita Polo de cajá manga anão no Farias

O produtor José de Melo pontuou que os integrantes do Polo Farias estão otimistas com o cultivo do cajá | Foto: Divulgação

Produtores de cajá manga anão, do Programa Municipal de Fruticultura de Linhares, região norte do Espírito Santo, estão otimistas com a produção de cajá manga anão e o fruto tem despertado interesse no mercado nacional. No sábado (19), um empresário de São Paulo que fabrica picolé e sorvete visitou o Polo Farias para conhecer a cultura e dialogar sobre futura parceria.

A visita do empresário João Cecato, da fábrica Frutydellys, com sede em Birigüi/SP e que possui mais de 100 lojas parceiras, aconteceu após uma pesquisa da empresa sobre fornecedores de cajá manga, no qual o Polo Farias foi selecionado. 

“Achei o plantio espetacular e fiquei impressionado. Minha esposa gosta de fazer sorvete natural e essa fruta a gente procurava e não achava. Graças às pesquisas descobrimos que Linhares está fazendo um trabalho lindo, que pelo jeito vai ter muito futuro. A fruta é aceita em qualquer lugar, seja pra comer a fruta, fazer sorvete, na massa, no picolé, vai ser um sucesso”, disse o empresário que levou uma amostra para São Paulo. 

O produtor José de Melo pontuou que os integrantes do Polo Farias estão otimistas com o cultivo do cajá. “Termos uma venda segura nos dá uma certa tranqüilidade. Essa parceria com a fábrica de picolé e sorvete é muito boa e tem tudo para dar certo, estou otimista. O cajá é uma fruta que produz o ano todo e esse é um grande projeto para nós como pequenos produtores diversificarmos nossa produção dentro da agricultura familiar”, relatou o produtor do Farias.

Na primeira colheita foram embarcadas 4,5 toneladas da fruta para o mercado de Belo Horizonte (MG). O Polo Farias conta com a participação de 13 produtores que cultivam 15.500 mudas de cajá manga anão em 10 hectares. A previsão é de que somente no ano de 2021 a colheita seja de 250 toneladas da fruta.

O secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, disse que essa foi uma importante visita para a fruticultura do município. “Nossa fruta foi para São Paulo e os produtores, em breve, poderão ter uma importante parceria consolidada nesta nova linha de produção que a empresa está trabalhando. A fruticultura está abrindo novas, e mais, oportunidades, o que nos deixa ainda otimistas para este mercado tão promissor”, pontuou.

Programa Municipal de Fruticultura

Os cinco polos de fruticultura instituídos em Linhares foram: Polo Farias, o cajá manga anão; Polo Alto São Rafael (região de São Judas), a uva; Polo Distrito Farias, com cultivo de cajá manga anão; Polo Baixo São Rafael (localidades Córrego Dr. Jones, Humaitá e Bagueira), a goiaba; Polo BR 101 Sul (distritos de Rio Quartel e Desengano), o limão; no Polo Litoral (Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação e Bebedouro), o açaí.

Por Valda Ravani

Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *