Secretaria da Educação e Ministério da Educação do Governo Australiano firmam parceria educacional

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e o Ministério da Educação do Governo Australiano realizaram uma reunião virtual, nesta terça-feira (24), com o objetivo de firmar a parceria técnico-educacional entre os dois órgãos, através do Instituto William Angliss, que é especializado nas áreas da Hospitalidade-hotelaria, da Gastronomia e do Turismo, com sede em Melbourme, na Áustrália. A cooperação visa estabelecer um projeto de qualificação profissional e técnica na área da Educação, com a internacionalização de parcerias para a construção da assessoria técnica no campo da Educação Básica, Profissional e Tecnológica.

O coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os Complexos Integrados de Educação (CIEs) – unidades da SEC –, Robson Costa, falou sobre a importância da cooperação entre a Secretaria da Educação e o governo australiano. “A parceria nos dá a perspectiva de qualificação e assessoria na montagem das nossas estruturas, tanto da Educação Integral como da Educação Profissional, nos setores de Hotelaria, Gastronomia e Turismo. Esta parceria nos trará uma ressignificação da Educação Integral em nosso Estado e a aproximação com os setores produtivos da Educação Profissional. Também ajudará na construção e organização dos itinerários contínuos com as universidades, a exemplo do itinerário do cacau e do chocolate, em parceria com a com a UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia), e a escuta e intermediação do território dos setores produtivos com a organização e elaboração de formação profissional”.

A parceria será iniciada com workshops e, em seguida, será aprofundada a formação dos profissionais dos setores produtivos envolvidos, com participação de secretarias de Estado no apoio logístico. A gerente de Educação e Ciências do Departamento de Educação do Governo da Austrália, Cristina Elsner de Faria, apresentou o Plano de Workshops com o Estado da Bahia.

Durante a parceria, serão focados seis eixos de concentração: assessoria aos projetos de inovação pedagógica e técnico profissional; Educação Profissional, com foco na Hospitalidade (hotelaria) e Gastronomia; Desenvolvimento de Projetos de Mobilidade Acadêmica Docente e Discente (presencial e virtual); Assessoria no Processo de Construção de Itinerários Contínuos referentes às cadeias produtivas relacionadas à Hotelaria e a Gastronomia; e Formação Continuada nas dimensões pedagógica no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa na rede estadual de ensino, constituindo-se em projeto de intercâmbio discente e docente; e Assessoria para constituição dos processos do Novo Ensino Médio, na constituição das Estações dos Saberes voltada à formação profissional.

Por Ascom/Secretaria da Educação do Estado


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *