Crianças de 1 a 3 anos retornam às salas de aulas em Linhares

Os alunos foram recebidos de forma bem animada | Fotos: Felipe Tozatto

Depois de passar um longo período em casa, esta segunda-feira (1) foi dia das crianças de 1 a 3 anos retornarem às salas de aula nas escolas do município de Linhares, região norte do Espírito Santo. Os alunos foram recebidos de forma bem animada e os profissionais da rede municipal decoraram as escolas com muito carinho e em clima de alegria e descontração.

A coordenadora da Educação Infantil, Marcela Ruy Santana, informou que após o monitoramento das turmas de 4 e 5 anos da Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental, foi verificado a regularidade do atendimento aos protocolos de saúde e assim autorizado o retorno presencial dos alunos de 1 a 3 anos.

“O primeiro dia de aula tem seguido de forma bem tranquila, retornando com 25% dos alunos em sala de aula, com todos os profissionais da Educação seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos. Além das orientações da escola, é importante também que as famílias conversem com os filhos sobre a necessidade de seguir rigorosamente os protocolos estabelecidos na unidade de ensino”, disse a Coordenadora da Educação Infantil, Marcela Ruy Santana, lembrando que o retorno presencial às aulas é facultativo às famílias, ou seja, não será obrigatório.

A diretora do Ceim Enock de Freitas, Jucilene Fasolo Araujo, disse que essa é uma nova etapa que as escolas estão vivenciando e que aos poucos vão voltando à rotina escolar. “Esse é um momento desafiador e, ao mesmo tempo, é muito gratificante saber que estamos conseguindo vencer etapa por etapa, com a parceria da família e da equipe escolar. Receber nossos pequenos de 1 a 3 anos agora, ver eles chegando, desperta um sentimento de alegria de saber que a escola agora sim está ficando completa”, disse a diretora.  

No primeiro dia de aula, têm sido entregue aos pais e responsáveis uma cartilha de protocolos com informações básicas para que essa retomada ocorra da melhor forma possível. O material também é direcionado aos diretores de escolas, professores, coordenadores pedagógicos, serviços gerais, merendeiras, nutricionistas.

O ano letivo iniciou em formato híbrido, com parte dos alunos assistindo às aulas de forma presencial nas escolas, enquanto os demais estudantes continuam com as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), simultaneamente.

Segurança e cuidados

As escolas têm seguido rigorosamente o Plano Estratégico de Prevenção e Controle (PEPC), elaborado conforme Portaria Conjunta Sedu/Sesa 01-R, de 8 de agosto de 2020. O Plano prevê um distanciamento de 1,5m em todos os espaços, incluindo na sala de aula. Ao chegar à escola, é feita a medição da temperatura de todos, tendo como limite 37º, e o uso de álcool para higienização das mãos.

Para iniciar o ano letivo, foram entregues às escolas: sabonete líquido, álcool 70 gel, álcool 70 líquido, termômetro, fita zebrada, fita demarcação, papel toalha, dispenser pedal, dispenser papel toalha, dispenser sabonete líquido, máscaras, água sanitária e protetor facial. 

Por Valda Ravani


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *