Portocel estabelece recorde mundial no embarque de celulose e comemora 43 anos de operação

O porto movimentou 39.048 toneladas de celulose em 24 horas de operação, uma marca singular no mundo, dias antes do 43º aniversário de operação | Foto: P6 Comunicação

O Portocel, em Aracruz, região norte do Espírito Santo, comemorou no domingo (28) 43 anos de operação do terminal, coroando uma semana em que conquistou um marco histórico: o recorde mundial de embarque de celulose. Foram 39.048 toneladas embarcadas em 24 horas de operação, uma marca nunca antes registrada em nenhum porto do mundo que movimenta celulose. O recorde foi registrado no dia 23 de fevereiro, durante embarque no navio Osakana, da Saga Welco, especializado na movimentação desse tipo de carga.

O recorde anterior, considerando navio convencional ou especializado, também era de Portocel. Em navio especializado, a melhor marca era de 2006, com o embarque de 35.000 toneladas no Star Optimana. Em navio convencional, a melhor marca era de 2015 com 37.168 toneladas em 24 horas de operação no Halophyla. O recorde mundial batido na última semana reflete a dedicação, a excelência e a alta performance de Portocel, operando com segurança e eficiência.

“Alcançamos um marco histórico que muito se deve ao potencial de nossas equipes e parceiros e à contínua busca por modernização. Os navios que recebemos não mudaram muito nos últimos anos, mas aperfeiçoamos continuamente nossas equipes, modernizamos a infraestrutura portuária e contamos com parceiros dedicados com os quais construímos alianças genuínas, entre eles os sindicatos que representam a mão de obra avulsa”, destaca Alexandre Billot Mori, gerente executivo de Operações Portuárias da Portocel.

Para aprimorar a capacidade técnica das equipes operacionais, Portocel conta com recursos como um simulador de operação de empilhadeiras e tratores, equipamentos utilizados na movimentação de carga nos armazéns. Os próprios armazéns também passaram por melhorias que favorecem a armazenagem e o gerenciamento dos estoques, contribuindo para os ganhos de performance.

Repercussão

Portocel é referência mundial na movimentação de celulose | Foto: Rogério Sarmenghi

A conquista do recorde mundial repercutiu no cenário econômico. O então secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Marcos Kneip Navarro (atualmente na diretoria do Bandes), comentou em suas redes sociais: “Com satisfação e orgulho, parabenizamos o time do Portocel por mais esse feito, batendo recorde mundial de celulose embarcada em 24h, e contribuindo para o desenvolvimento e a competitividade do Espírito Santo”.

O diretor-presidenteda Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Murillo Barbosa, também parabenizou a operação recorde de Portocel: “Muito orgulho dessa associada, Portocel faz a diferença”.

Portocel é referência mundial na movimentação de celulose e o novo recorde reforça isso. O terminal movimenta a celulose exportada pelas empresas Cenibra, Suzano e Veracel (joint operation Stora Enso e Suzano). O terminal também se apresenta como opção logística para outros tipos de carga, operando com a mesma eficiência.

Por Benahia Figueiredo | P6 Comunicação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *