Alunos da Rede Estadual podem concluir Avaliações Diagnósticas até o próximo dia 19 de março

A Secretaria da Educação (Sedu) faz a última chamada para as Avaliações Diagnósticas e estende o prazo para até o próximo dia 19. Os alunos da Rede Estadual de Ensino que, por algum motivo, não conseguiram realizar alguma das avaliações, podem aproveitar para finalizar o exame até a próxima semana. As avaliações, que teriam o prazo encerrado nesta sexta-feira (12), continuam disponíveis por meio digital na plataforma Google Sala de Aula ou pelo Aplicativo EscoLAR. O link da avaliação estará disponível na sala de aula do estudante.

O formato impresso está sendo aplicado para todos os alunos das séries iniciais (3º ao 5º ano) do Ensino Fundamental. Já a avaliação digital tem sido aplicada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio Regular que tenham acesso à internet em casa ou na escola. As Avaliações Diagnósticas têm como principal objetivo diagnosticar as aprendizagens/habilidades desenvolvidas pelos estudantes em 2020 para nortear o planejamento das equipes pedagógicas escolares.

A avaliação é um ato pedagógico, pelo qual, mediante seus resultados, os estudantes tomam consciência de sua progressão na aprendizagem e de suas necessidades. Ao mesmo tempo, os professores a utilizam como subsídio para tomar decisões, avaliar sua própria prática, e buscar outras formas de planejamento, conteúdos, estratégias e maneiras de abordar os contextos, visando a oferecer novas possibilidades de aprendizagem.

Além disso, a Avaliação Diagnóstica possibilita realizar o levantamento da situação do aluno em relação às aprendizagens adquiridas e ao currículo proposto, identificando as possíveis defasagens no aprendizado. A partir dessas análises, é possível ter uma melhor compreensão da turma em relação às habilidades e pré-requisitos necessários à continuidade do processo educativo. Nesse sentido, a avaliação diagnóstica orienta o trabalho docente, sendo, portanto, extremamente importante para a retomada do ano letivo.

As Avaliações Diagnósticas 2021 foram elaboradas pela Sedu, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), com base no Currículo do Espírito Santo (Educação Infantil e Ensino Fundamental) de 2018 e no Currículo Básico Escola Estadual (Ensino Médio) de 2009.

Por Mirela Marcarini e Geiza Ardiçon


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *