
Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Maria de Abreu Alvim, localizada em Afonso Cláudio, na região serrana do Espírito Santo, construíram um termoscópio durante uma aula da disciplina de Física, ministrada pela professora Miriã Gomes.
Para a construção do objeto foram usados canudo de vidro, rolha de borracha, erlenmeyer (frasco em balão usado como recipiente em laboratório), álcool líquido 70% e corante em pó. Durante a aula, os alunos aprenderam a diferença entre um termoscópio e um termômetro, e viram a variação da temperatura ambiente e de seus próprios corpos.

“O termoscópio foi um instrumento criado por Galileu Galilei durante o renascimento científico em 1592, que serve para medir a temperatura de um corpo. Na realidade, ele indica uma variação da temperatura. Permite avaliar qualitativamente o aumento ou diminuição da temperatura. Se o dispositivo possuir uma escala numérica que permite atribuir valores às temperaturas terá maior precisão e será chamado de termômetro”, explicou a professora Miriã Gomes.
O aluno Kaique Rodriguês de Lima participou da aula e contou como foi a experiência. “As práticas fazem com que a gente conheça mais da matéria vista em sala de aula. Podemos ver na prática o que já aprendemos de forma teórica”, disse.
Por Mirela Marcarini e Geiza Ardiçon
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.
Últimas notícias
- Selo Biocombustível Social na Bahia: SDE discute estratégias para inclusão da agricultura familiar na transição energética
- Sicredi Serrana reúne associados para Assembleia Geral especial de 40 anos
- Espírito Santo tem 309,4 mil famílias beneficiadas pelo Bolsa Família em março