Findes assina acordo de cooperação para o desenvolvimento de Vila Velha

O acordo tem como principal objetivo promover ações e projetos visando a melhoria do ambiente de negócios do município de Vila Velha | Foto: João Rafael PMVV

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) assinou nesta quinta-feira (08) o acordo de cooperação técnica com a prefeitura de Vila Velha, para estimular o desenvolvimento do município.  

Na ocasião, participaram a presidente da Findes, Cris Samorini, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, o vice-prefeito de Vila Velha, Victor Linhalis, o secretário de Desenvolvimento de Vila Velha, Everaldo Colodetti.  

Também participaram pela Findes o diretor regional do Senai e superintendente do Sesi-ES, Mateus Simões, a diretora de Inovação e Tecnologia do Senai, Juliana Gavini, e o chefe de Gabinete da Presidência, Léo de Paula. O diretor do Ideies, Marcelo Saintive, participou virtualmente. 

O acordo tem como principal objetivo promover ações e projetos visando a melhoria do ambiente de negócios do município de Vila Velha. A Cooperação foi assinada baseado na vocação e missão institucional da Findes e da Prefeitura do município.  

Tanto a Federação, quanto a Prefeitura de Vila Velha, têm a missão de incentivar o desenvolvimento econômico e social, gerar empregos, reduzir as desigualdades sociais no acesso aos bens e serviços, respeitar a cultura local e preservar o patrimônio ambiental, natural e construído. 

A presidente da Federação, Cris Samorini, ressaltou a importância do trabalho em conjunto.  

“A Findes tem como missão fortalecer a indústria capixaba e promover a competitividade das empresas em ambiente sustentável. É muito importante quando trabalhamos em conjunto, unindo os esforços e tenso sinergia nos objetivos. Eu espero que esse acordo seja eficaz e que a cidade de Vila Velha se desenvolva cada dia mais”, disse Cris Samorini. 

Na ocasião, o prefeito Arnaldinho Borgo destacou seu plano de governo para o município.  

“A diretriz do meu plano de governo é direcionada também para o desenvolvimento econômico da cidade. Acredito muito que juntos podemos mudar Vila Velha. Estamos ajustando o que estava errado, e tentando a cada dia realizar melhorias. Toda ajuda é importante para esse avanço. Vila Velha pode ser referência não só no estado, mas referência no país”, disse Arnaldinho. 

Constituem ações previstas no âmbito de atuação das partes: 

  • – Elaboração e análise de pesquisa, estudos e mapeamentos da economia municipal; 
  • – Formação profissional de trabalhadores e interlocução com o segmento empresarial para incentivar a contratação de mão-de-obra local; 
  • – Propostas e formação de gestores com metodologias contemporâneas visando a simplificação e desburocratização de processos da gestão municipal; 
  • – Prospecção de investimentos estaduais, nacionais e internacionais para a promoção do Município de Vila Velha, bem como a divulgação e apoio ao Plano Estratégico para Atração de Investimentos; 
  • – Inovação empresarial, desenvolvimento tecnológico e apoio à implantação de ambientes inovadores, estimulando a criação e desenvolvimento de startups, este tema terá também como objetivo apoiar as ações de inovação e soluções para a gestão municipal; 
  • – Parceria na educação básica para promover competências complementares demandadas pelo mercado para uma melhor preparação da nova geração, envolvendo tecnologia, robótica e empreendedorismo; 
  • – Apoio ao desenvolvimento das empresas no município no que se refere à transformação digital e indústria 4.0 com implantação de métodos e tecnologias que as tornem mais modernas e produtivas; 
  • – Interlocução e integração entre o setor público municipal e o setor empresarial para canalizar diversos temas relacionados à promoção da competitividade das empresas. 

Apresentação do IAN 

O diretor executivo do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo (Ideies), Marcelo Saintive, apresentou o Indicador de Ambiente de Negócios (IAN), ferramenta que além de permitir a análise de evolução dos indicadores, também permite maior grau de comparabilidade, entre agrupamentos de municípios (clustes e regiões) e com quaisquer outros municípios do estado. 

Na ocasião, Marcelo Saintive utilizou os dados de Vila Velha para exemplificar como a ferramenta funciona.  

“O IAN já se tornou uma referência para quem busca conhecer melhor a realidade dos municípios capixabas. São 39 indicadores, sobre todos os 78 municípios, divididos em 4 eixos: infraestrutura, potencial de mercado, capital humano e gestão fiscal. Todo esse trabalho só foi possível graças à parceria com a Amunes, que foi uma aliada de primeira hora, e aos acordos de cooperação técnica da Findes com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento e com o Tribunal de Contas. Essa parceria para compartilhamento de informações é fundamental para a elaboração do IAN e para o trabalho do Ideies de forma geral”, disse Marcelo Saintive. 

Por Raianne Trevelin


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *