Comitê contra a Covid encerra festa clandestina com mais de 100 pessoas

Os mais de 100 participantes da festa clandestina, na Enseada do Suá, foram dispersados do local | Foto: Divulgação Sedech

O Comitê integrado de combate à Covid-19 continua seu trabalho contra aglomerações e de orientação sobre os protocolos de segurança na Capital do Espírito Santo. Na noite deste sábado (10), uma festa clandestina com mais de 100 pessoas foi encerrada na Enseada do Suá, em Vitória. A festa estava sendo realizada em uma residência.

De 1° de janeiro até ontem (10/04), 1.351 locais foram vistoriados. A fiscalização esteve ontem em Parque Moscoso, São Cristóvão, Santa Helena, Santa Lúcia, Santa Luzia, Praia do Canto, Jardim da Penha, Jardim Camburi e Enseada do Suá.

Dos 20 estabelecimentos vistoriados, sete estavam fechados e um estava com funcionamento irregular, tendo as atividades paralisadas por orientação da fiscalização. Nos demais, não houve constatação de irregularidade.

Na rua da Lama não houve constatação de comércio ambulante e nem movimentação de pessoas.

O Comitê é composto pelas secretarias municipais de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedech) e de Meio Ambiente (Semmam), além da Vigilância Sanitária e da Guarda Municipal de Vitória, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, e atua com equipes multidisciplinares para encerrar festas clandestinas.

A Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) segue o Decreto Nº 4859-R, do Governo do Estado do Espírito Santo, que dispõe sobre medidas qualificadas para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus.

Medidas adotadas

Em cumprimento ao decreto estadual, a Prefeitura publicou o Decreto 19.175, que prorrogou medidas qualificadas extraordinárias para enfrentamento da Covid-19, entre elas a suspenção das feiras comunitárias e de artesanato, da rua de lazer, do projeto Praia Acessível, além do desligamento dos chuveiros da orla e a suspensão do Bike Vitória.

A PMV interditou, ainda, os estacionamentos públicos ao longo da Av. Dante Michelini (sentido Jardim da Penha – Jardim Camburi) e das praias da Curva da Jurema e da Ilha do Boi, e vem fiscalizando as áreas interditadas. Os veículos estacionados nestes locais são autuados por transpor bloqueio viário, sendo infração grave, com perda de cinco pontos na CNH e multa de R$ 195, 23.

Feiras e atividades ao ar livre

As equipes do Comitê percorrem as feiras livres para orientar os feirantes e a população, em geral, sobre os cuidados a serem adotados para evitar a propagação do novo coronavírus. Há, ainda, a distribuição de máscaras e a disponibilização de álcool em gel nesses espaços.

A PMV vem monitorando e realizando visitas às instalações e equipamentos de lazer distribuídos pela cidade, como quadras, campos de futebol e beach soccer, academias populares e núcleos de práticas esportivas. O objetivo é verificar se esses locais não estão sendo indevidamente utilizados, já que todos eles se encontram atualmente fechados.

Por Brunella França


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *