Projeto Cantarolar completa um ano levando música, esperança e conforto aos linharenses durante a pandemia

O Cantarolar passou por diversos locais | Fotos: Felipe Tozatto

Pioneiro em todo o Espírito Santo, o projeto Cantarolar completa um ano de atividades neste sábado (24).  Criado com o objetivo de levar alegria, conforto e esperança para as pessoas por meio da música neste momento de distanciamento e isolamento provocado pela pandemia do novo coronavírus, o projeto ultrapassa a marca de 900 apresentações. O Cantarolar é uma iniciativa do município de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social.

O Cantarolar passou por diversos locais: os hospitais referência no tratamento de pacientes contra a Covid-19, na residência de idosos acamados na sede e interior do município, as unidades de saúde do Município e também nas instituições de longa permanência que cuidam de crianças, idosos e deficientes. O projeto também esteve presente durante a alta de diversos pacientes que após dias internados venceram a doença.

Um destes pacientes é o músico Alessandro Lima Guimarães, mais conhecido como Sanduba, que após ficar 11 dias internados no Hospital Rio Doce foi surpreendido pelos músicos do Cantarolar. Ele não conseguiu conter as lágrimas e em meio a emoção de reencontrar a família fez questão de agradecer aos integrantes do projeto.

“É uma sensação de nascer de novo. Mesmo estando na UTI e não entendendo bem o que estava acontecendo, eu sei que foi muito grave. Agradeço por estar vivo e bem, e bastante emocionado por receber a surpresa deste projeto lindo que é o CantaroLAR”, disse Sanduba.

“No início da pandemia do novo coronavírus, os idosos assistidos nos sete Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) do município tiveram suas atividades presenciais suspensas, numa medida de prevenção a doença. Com isso, decidimos criar o projeto CantaroLAR e usar o dom que os nossos músicos tem para levar alegria, esperança e união aos idosos estes idosos nos momentos mais delicados da pandemia. O projeto cresceu e com isso levamos música para praticamente todos os cantinhos da nossa Linhares”, explicou o Maestro Admar Zardo.

“Num momento delicado como este, precisamos nos unir em ações que minimizem o estresse e a tristeza do confinamento. Pequenos gestos fazem uma grande diferença e é isto que as equipes da secretaria de Assistência Social fazem neste momento com este lindo projeto de música”, afirma o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

Já seu Sabino Bispo de Souza, morador muito querido de um condomínio do bairro Planalto, ficou muito emocionado ao receber uma homenagem dos músicos as vésperas do seu aniversário.

“Estou muito feliz e emocionado com a homenagem. Com certeza é um momento que ficará guardado pra sempre na minha memória. Agradeço a todos pela surpresa e por fazer o meu dia mais alegre e especial”, agradeceu Seu Sabino, cheio de emoção.

A secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim, fala com orgulho que o Cantarolar é destaque em todo o Estado. “O projeto se tornou referência para todo estado do Espírito Santo mostrando o valor e a força da música como ferramenta transformadora na vida das pessoas”.

Quando completa um ano de projeto, o Cantarolar estará presente em dois locais neste sábado (24) abraçando a campanha Linhares Sem Fome, que arrecada alimentos e objetos de higiene para serem entregues às famílias de menor renda do Município.

Sábado  – 24/04

  • 8h às 12h – Campanha Linhares Sem Fome
  • Local 1: Supermercado Oriundi
  • Músicos: João, Gileno, Nice e Xandim
  • Local 2: Supermercado Casagrande
  • Músicos: Adimar, Marcos, Moisés e Vanessa

Por Julimar Rampinelli


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *