“Esse é um momento de esperança”, diz primeira professora vacinada contra a Covid-19 em Linhares

Professora Maria Carcerina Soares Guerra sendo vacinada | Fotos: Felipe Tozatto

A manhã desta segunda-feira (26) foi especial para Maria Carcerina Soares Guerra, de 57 anos. Ela foi a primeira professora do município de Linhares, na região norte do Espírito Santo, a receber a dose da vacina contra a Covid-19. Atuando há 25 anos no setor de Educação, Maria trabalha atualmente na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Regina Banhos Paixão.

“Esse foi um momento de muita alegria, de felicidade e satisfação. Fiquei muito emocionada quando recebi a dose e estou agora aguardando meus colegas serem vacinados também. Esse é um momento de esperança. Foi muito marcante para mim”, disse.

Nesta primeira etapa da vacinação dos profissionais da Educação, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) encaminhou 118 doses para imunizar pessoas com idades entre 50 e 59 anos. A vacinação está sendo realizada na Unidade Básica de Saúde (USB) do bairro Três Barras. O Município possui 2,3 mil profissionais atuantes na rede municipal de ensino, sendo que deste total, 1.769 são professores.

A lista dos profissionais vacinados foi enviada pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e está disponível no link em: https://sedu.es.gov.br/vacinacao-profissionais-da-educacao.

Quem também não escondia a felicidade de receber a primeira dose da vacina era a Maria Rosa Sibien Moreira, de 51 anos. Ela é servidora no Centro de Educação Infantil Municipal Branca de Neve, localizado no bairro Jardim Laguna.

Professora Maria Rosa Sibien Moreira

“Sabemos da importância da educação para a sociedade, mas é essencial atuarmos de forma mais segura e a vacina vem para nos trazer essa proteção. Agora temos a expectativa de que vamos desempenhar nossas funções com mais segurança e proporcionar à sociedade esse bem tão importante que é a educação. As famílias também estão ansiosas para que os filhos voltem a estudar de maneira regular”, disse, informando que trabalha há 33 anos na rede estadual e 26 anos na rede municipal.

Segundo a secretária de Educação, Maria Olimpia Dalvi Rampinelli, disse que essa é uma grande conquista para os profissionais da educação. “Há pouco mais de um ano as nossas escolas precisaram ser fechadas em respeito à vida, à saúde e à biossegurança de todos. É um grande avanço este que estamos conquistando e a vacinação nos deixa ainda mais otimistas, uma vez que nossos profissionais sempre estiveram trabalhando e a postos para garantir a educação dos nossos alunos e contribuir para o vínculo entre família, aluno e escola”, destacou.

Sobre a vacina

No momento da imunização, o profissional da educação deve apresentar o comprovante de RG e CPF para conferência dos dados pelo profissional de saúde, além do contra-cheque. Caso, o usuário não apresente essa documentação, ele não poderá ser imunizado.

A ação faz parte do plano de imunização do governo estadual, que fez a seleção dos profissionais que serão vacinados nesta primeira etapa baseada nas listas enviadas pelas instituições de ensino públicas e privadas do Município.

O processo de vacinação ocorrerá na medida em que o Ministério da Saúde abastecer o ES, e consequentemente, novas doses forem enviadas à Linhares.

Por Valda Ravani


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *