Comitiva da Bahia visita Associação de Materiais Recicláveis de Linhares

Municípios do Extremo Sul da Bahia estão se organizando por meio de Consórcio para se adequarem à Política de Resíduos Sólidos e promover a coleta seletiva em suas regiões | Foto: Secom/PML

Para conhecer o sistema de triagem e todo o processo da coleta seletiva, uma comitiva do Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia (Construir) visitou na sexta-feira (23), a Associação de Materiais Recicláveis de Linhares (Acarli), região norte do Espírito Santo.

A equipe foi recepcionada pela diretora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais (Semam), Aline Fernandes, que explicou sobre a gestão desenvolvida pela Prefeitura de Linhares junto à Acarli; e pelo presidente da Associação, Vanderley Nunes.

“A visita proporcionou à equipe melhor entendimento do processo da coleta seletiva na prática, conhecendo os equipamentos de triagem, prensa, valores de mercado dos materiais segregados e toda a estrutura que envolve a Prefeitura, por meio da Semam, Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e a Associação de Catadores”, informou Aline Fernandes.

De acordo com a diretora, os membros do Consórcio conheceram o trabalho desenvolvido pelo Município e a Associação através da internet, e se interessaram pelo projeto devido à organização e estrutura. Conforme a comitiva, os municípios do Extremo Sul da Bahia estão se organizando por meio de Consórcio para se adequarem à Política de Resíduos Sólidos e promover a coleta seletiva em suas regiões.

“Eles gostaram muito da visita e disseram que devem voltar para tirar mais dúvidas durante a estruturação do processo”, disse Aline Fernandes. Segundo ela, em janeiro deste ano, a equipe da Prefeitura de Divinópolis, em Minas Gerais, também fez contato com a Semam para conhecer o processo de coleta seletiva da Acarli. A reunião aconteceu virtualmente.

A comitiva foi formada pelo presidente do Construir, Manrick Teixeira; pela diretora de Políticas Públicas e Projeto, Alessandra Barros; pelo diretor Executivo do Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Extremo Sul da Bahia (Consaúde), Max Almeida; e pelo chefe do setor de Meio Ambiente do Consórcio, Cesar Spillere.

Sobre o Construir

O Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia (Construir) engloba os municípios de Teixeira de Freitas, Alcobaça, Prado, Caravelas, Itamaraju, Jucurucu, Itanhem, Vereda, Medeiros Neto, Lajedão, Ibirapua, Nova Viçosa e Mucuri, e visa adequá-los à Política de Resíduos Sólidos e promover a coleta seletiva nessas regiões.

Por Ívna Ferreira


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *