Maio Amarelo: Vitória lança campanha com ação em Jardim da Penha neste sábado

Seguindo o movimento mundial que visa debater a segurança viária e mobilizar a sociedade para a importância de ser consciente no trânsito, o município de Vitória, capital do Espírito Santo, lança neste sábado (1º de maio), a campanha Maio Amarelo 2021.

O tema deste ano será “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito”. O ponto de partida das ações será a feira livre de Jardim da Penha, das 8 às 12 horas. Quem acompanhará de perto as abordagens será o prefeito da capital, Lorenzo Pazolini.

“Vamos realizar ações educativas para mostrar às pessoas que são pequenas atitudes que colaboram para diminuir a quantidade de acidentes, atropelamentos, evitando mortes e sequelas por causa dessas ocorrências, além da tristeza e da saudade que fica dos familiares e amigos dessas vítimas”, afirmou a coordenadora de Ensino, Formação e Relacionamento com a Comunidade, da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), Maria Odete Castiglioni.

Campanha

Radar educativo no Maio Amarelo
Motoristas serão abordados e conscientizados sobre a prevenção a acidentes | Foto: Divulgação Setran

Maio Amarelo é uma campanha internacional. A Organização das Nações Unidas (ONU), em 11 de maio de 2011, decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Assim, o mês tornou-se referência mundial para as ações realizadas pela educação no trânsito.

“Precisamos ter consciência coletiva. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) dá prioridade a situações mais frágeis: pedestres, ciclistas, motociclistas e, por fim, carros. Queremos frisar o respeito à faixa de pedestre. Parentes e amigos dos condutores estão circulando pela cidade, precisamos ter essa compreensão”, disse o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), Alex Mariano.

Segundo o responsável pela pasta, o movimento Maio Amarelo tem apelo mundial e precisa ser visto como uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. “A intenção é envolver segmentos como órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações e federações com foco no alerta, um drama enfrentado no trânsito a cada dia”, afirmou.

Pontos estratégicos de Vitória, ao ar livre e distantes de ambientes fechados, foram escolhidos para a abordagem aos munícipes. Para ser realizada, a campanha contará com os cuidados necessários. “Todos os envolvidos farão uso de material de proteção, como máscaras e álcool, respeitando o distanciamento”, concluiu.

O foco deve ser o desenvolvimento de valores, posturas, atitudes e ações efetivas e planejadas que sirvam para diminuição da mortalidade e dos acidentes no trânsito. “É oportuno que se discuta o tema, que haja engajamento em ações com propagação do conhecimento e ações efetivas para que as estatísticas negativas diminuam”, alertou Mariano.

Dados

Conforme dados do Observatório Nacional do Trânsito, anualmente morrem mais de 40 mil pessoas e 400 mil ficam com algum tipo de sequela.

Em Vitória, só entre o dia 1º de janeiro deste ano e o último dia 22 de abril, foram registrados 1.686 acidentes de trânsito nas vias da capital – praticamente um terço do total contabilizado em todo o ano passado: 5.223 ocorrências.

Por SEGOV/SUB-COM


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *