Instituto BESC realiza webinar sobre a Indústria Automobilística, de Autopeças e da Distribuição Veicular

O evento será no dia 11 de maio com a participação de importantes representantes do setor e especialistas que vão debater sobre o futuro da cadeia automobilística

O Instituto Besc de Humanidades e Economia realiza no próximo dia 11 a 31ª ASPEN – Assembleia Permanente pela Eficiência Nacional com o tema Indústria Automobilística, de Autopeças e da Distribuição Veicular. Os seminários virtuais, realizados mensalmente e transmitidos pelo Youtube, têm o objetivo de colaborar com sociedade brasileira no enfrentamento da crise que o país enfrenta. Esses webinars abordam assuntos quase sempre voltados para logística, produção, mobilização e transporte. Os eventos contam com a participação de importantes dirigentes, gestores, técnicos e especialistas brasileiros no âmbito do governo federal e da iniciativa privada.

Nesta edição, o futuro da cadeia automobilística será debatido pelo presidente da ANFAVEA  – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Luiz Carlos Moraes, o presidente da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, Alarico Assumpção, o diretor de Economia do Sindipeças, George Rugitsky (representando o Presidente do Sindipeças Dan Ioschpe), e o  secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia, Jorge Luiz de Lima. O encontro será mediado pelo presidente e CEO da Iochpe-Maxion, Marcos de Oliveira.

Os convidados vão destacar perspectivas e iniciativas realizadas no contexto da pandemia, ressaltando as mudanças no setor e as ações de apoio do governo federal para o retorno da empregabilidade desse segmento econômico. A 31ª ASPEN tem o intuito de incentivar e consolidar a retomada da economia no Brasil e, com isso, o retorno dos empregos nessa indústria, debater estratégias para a redução das emissões do GEE (gases de efeito de estufa) e o aumento de arrecadação de impostos.

Desafios do setor

A Indústria Automobilística, de Autopeças e da Distribuição Veicular, somada à de Transportes, já foi responsável por 10% do PIB total e pela geração de 5,3 milhões de postos de trabalho. Um dos principais desafios do setor é o retorno dessa capacidade, tendo em vista a retomada da economia no Brasil.

Uma das medidas defendidas pela indústria, e que pode fomentar a recuperação econômica e promover a sustentabilidade, é a introdução da renovação da frota veicular, a ser iniciada por caminhões, ônibus e implementos rodoviários, levando para a sucata veículos com mais de 25 anos a serem substituídos por veículos mais atualizados, com mais segurança e menos emissões de gases de efeito estufa. Outro ponto fundamental é a introdução de uma inspeção técnica veicular para retirar de circulação veículos poluentes, inseguros e barulhentos, a exemplo dos países da Europa e Estados Unidos.

“Em uma indústria complexa como a automobilística, as conversas entre montadoras, sistemistas e fornecedores de componentes e, muitas vezes, com os demais elos da cadeia têm que ser constantes. Os desafios da Indústria Automobilística Mundial e Brasileira, nas próximas décadas, serão os maiores da sua história. O evento ASPEN, certamente, será importante para alinharmos as ações para mitigar os efeitos da crise”, destaca George Rugitsky, diretor de Economia do Sindipeças.

Todas essas questões fundamentais para o desenvolvimento da indústria serão abordadas no webinar do dia 11 de maio. Para se inscrever, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=lt4VzKzEnUQ

Por Benahia Figueiredo | P6 Comunicação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *