Maio Amarelo: Linhares promoverá blitzes educativas nos semáforos do Centro da cidade

A iniciativa conta com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) | Fotos: Secom/Felipe Tozatto

Com o objetivo de chamar a atenção para um trânsito mais seguro, o município de Linhares, região norte do Espírito Santo, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Detro), órgão vinculado a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, realiza neste mês de maio a campanha ‘Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito’, que faz parte do Movimento Maio Amarelo. A iniciativa conta com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).

Por meio da campanha, até o dia 31 deste mês, serão realizadas várias blitzes educativas nos semáforos do Centro da cidade, com o objetivo de orientar os condutores e pedestres a valorizar as escolhas corretas e seguras no trânsito.  A primeira delas aconteceu na tarde desta quinta-feira (13) num dos corredores viários mais movimentados do centro da cidade: na Avenida Augusto Calmon.

Conforme os dados do Detro, de janeiro a março de 2020, foram registradas 484 infrações de trânsito no Município. Já no primeiro trimestre deste ano de  2021, isto é, de janeiro a março, este número quase  triplicou chegando a marca de 1.074 infrações. 

No ranking das infrações mais cometidas pelos motoristas linharenses neste primeiro trimestre, o primeiro lugar é o de estacionar em local proibido como em vagas destinadas a deficientes e idosos (381) seguida por dirigir falando ao celular (219). O terceiro lugar é referente aos condutores que dirigem sem usar o cinto de segurança (149).

Com o alto índice de infrações neste período, o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Douglas Simplício, convoca a consciência dos condutores para a direção com mais respeito e responsabilidade no trânsito. 

“Infelizmente o número de infrações registrado neste primeiro trimestre nos preocupa. Por isso, dirigir com respeito e responsabilidade é fundamental para conseguir reduzir essa quantidade de infrações e evitar possíveis acidentes com vítimas fatais no trânsito”, alertou o diretor. 

Douglas também aproveitou o momento para falar sobre a importância da campanha em Linhares. “Nosso objetivo com a campanha é chamar a atenção e informar a população sobre esse importante movimento. A conscientização é sempre o melhor caminho, porque você faz com que as pessoas entendam que um trânsito mais seguro é responsabilidade de todos, tanto motoristas como pedestres”, destacou. 

Cidadão pode denunciar via 0800 283 1370

O Departamento Municipal de Trânsito recebe denúncias, sugestões, reclamações ou pedidos de informações de forma gratuita, por meio do número 0800 283 1370. O canal de atendimento facilita o acesso da população com o órgão com informações que reforçam denúncias sobre os diversos serviços geridos pelo Departamento Municipal de Trânsito.

O 0800 que aciona os agentes de trânsito da Prefeitura de Linhares para apurar as denúncias pode receber as denúncias ou sugestões todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos de 07h às 19h. Para fazer denúncias sobre as possíveis infrações é importante informações como horário, data e local da ocorrência e placa do veículo.

Por Julimar Rampinelli


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *