Combate à Infecção Hospitalar: profissionais fortalecem a prevenção de doenças em hospitais

O mês de maio é dedicado ao trabalho dessas comissões, responsáveis por garantir um ambiente hospitalar mais seguro | Foto: P6 Comunicação

No Hospital Evangélico de Vila Velha, região metropolitana do Espírito Santo, a atuação da Comissão de Controle de Infecção tem sido ainda mais intensa para minimizar os impactos da pandemia.  O papel dessa equipe, composta por profissionais de diversas áreas, é essencial para fortalecer a prevenção de inúmeras doenças, inclusive a Covid-19. O mês de maio é dedicado ao trabalho dessas comissões, responsáveis por garantir um ambiente hospitalar mais seguro.

“Durante a pandemia, essas comissões ganharam ainda mais atuação devido às ações necessárias para prevenir a contaminação dos profissionais e dos pacientes pelo coronavírus. Em pouco tempo, foi necessário revisar e modificar fluxos e processos de trabalho nas instituições para adequação à nova realidade do mundo”, explica Dra. Daniela Feitosa, médica infectologista e coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HEVV.

Com conhecimento e eficiência, essa equipe conseguiu se adaptar rapidamente à nova rotina. Uma missão complexa e que exige muito empenho dos profissionais diante da instabilidade do cenário atual.

“Por ser uma doença totalmente nova, o volume de informações é muito grande e a velocidade de mudança nas recomendações também é enorme. Isso exige de todos os profissionais uma capacidade de adaptação, trabalhando de forma planejada a gestão da crise e atuando de maneira extremamente coesa”, comenta Dra. Daniela.

Apesar dos desafios, a equipe permanece focada no objetivo de combater os principais riscos para pacientes e profissionais de saúde. Um empenho diário e que rende frutos para todas as áreas do hospital.

“A pandemia nos ensinou e ensina ainda todos os dias muita coisa. Mas, essencialmente, o maior ensinamento é de que juntos, seguindo na mesma direção e no caminho da ciência e do cuidado com o outro, somos capazes de uma assistência de qualidade e centrada nos pacientes” ressalta.

Por Letícia Freire | P6 Comunicação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *