Museu do Pescador reabre com exposição em homenagem às mulheres

Obras da mostra retratam mulheres de diversas origens étnicas e homenageiam, ainda, as moradoras da Ilha das Caieiras | Fotos: Semc

Quer apreciar uma exposição sobre o universo feminino em um dos locais mais bucólicos e tradicionais da capital? O Museu Histórico da Ilha das Caieiras “Manoel Passos Lyrio”, em Vitória, capital do Espírito Santo, que estava fechado há dois meses, vai reabrir suas portas com chave de ouro, nesta terça-feira (18), às 10 horas, com a exposição “Mulheres”, do artista plástico Brenno Baessa.

“A ideia dessa mostra surgiu no mês de fevereiro, para que aproveitássemos o mês da mulher e rendêssemos essa homenagem, mas foi necessário fechar as portas devido ao agravamento da pandemia (conforme decreto nº 4838-R, de 17 de março de 2021, do Governo do Estado), o que modificou o nosso cronograma. Porém, jamais poderíamos deixar de homenagear todo esse universo feminino, tão cheio de potencial e representatividade”, afirmou o coordenador do Museu do Pescador, Rômullo Souza.

Ao todo, estarão expostas 40 obras, constituídas por pinturas em acrílico, divididas em spray sobre tela e spray sobre papel.

“Minha intenção é celebrar, em especial, as mulheres da Ilha das Caieiras, onde vivem as desfiadeiras de siri que preparam a torta capixaba, um dos pratos mais representativos da culinária capixaba”, disse Brenno Baessa, que atua na área desde 2015 e já expôs suas obras em países como Estados Unidos, Portugal e Espanha.

“A escolha das obras, que retratam mulheres de diversas origens étnicas, é um ponto forte porque a Ilha das Caieiras é uma comunidade multicultural. Sua origem é marcada pela presença de brasileiros de outros estados, imigrantes alemães e portugueses misturados aos povos nativos da região. O tributo oferecido às mulheres dessa comunidade é um gesto de respeito e reconhecimento das suas qualidades”, completou Rômullo Souza.

A exposição fica no Museu do Pescador até o dia 20 de junho.

Cuidados

A coordenação do Museu do Pescador destaca que todos os protocolos e normas de prevenção contra o coronavírus serão seguidos, conforme recomendação das autoridades sanitárias. 

O local comporta, neste momento, o número máximo de seis pessoas por vez e o uso da máscara em seu interior é obrigatório, bem como o uso de álcool em gel será exigido.

O Museu do Pescador funciona das 10 às 18 horas, entre terça e sexta-feira, e das 12 às 16 horas, aos finais de semana.

Não é necessário realizar o agendamento prévio para visitação.

Por Pedro Vargas


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *