Banco do Nordeste financia fábrica com linha de crédito para apoiar projetos inovadores

O município de Linhares, região norte do Espírito Santo, sediará a primeira indústria das Américas especializada em sorvetes na casca da própria fruta. O grupo Craf Brasil Indústria e Comércio de Alimentos, formado por empresários do Rio Grande do Sul com mais de 30 anos de experiência no setor de varejo, produzirá sorvetes da marca Fruity Frozen. A implantação da fábrica é financiada pelo Banco do Nordeste com recurso de linha de crédito criada especificamente para apoiar projetos inovadores.
O sócio e diretor-administrativo da Craf, César Camargo, explica que o município foi escolhido para receber a indústria por estar próximo às lavouras de cacau, fruta de intensa oxidação, e por contar com os benefícios da área da Sudene, como os recursos do BNB. A instituição financiou, com a linha FNE Inovação, a aquisição de máquinas, equipamentos, softwares, móveis, veículos, construção civil, instalações e capital de giro associado ao investimento.
A fábrica capixaba atenderá inicialmente os mercados do Sudeste e Sul do país, com 870 mil litros do sorvete por ano, produzidos e servidos nas cascas de cacau, abacaxi, limão, laranja e maracujá. César adianta que a expectativa do grupo é a implantação de uma segunda planta em Linhares e de oferecer o produto a todo o Brasil, em investimento total que pode chegar a R$ 15 milhões no norte do Espírito Santo.
O empresário destacou as baixas taxas de juros praticadas pelo Banco do Nordeste, as condições de pagamento, como a carência oferecida, e o atendimento recebido pelo gerente da agência em Linhares, Constantino Martins, e pelo gerente de negócios Rafael Freitas, responsáveis pela condução do negócio.
“A empresa está trazendo tecnologia de ponta ao norte do Espírito Santo e será responsável direta pela geração de aproximadamente 50 empregos para famílias capixabas. Estamos orgulhosos por apoiar este empreendimento, que trará mais desenvolvimento à nossa região”, declarou Constantino. O processo tecnológico a ser implementado pela Craf é usado atualmente por apenas uma empresa no planeta, na África do Sul, que exporta, principalmente, para os Estados Unidos, Ásia e Oceania.
FNE Inovação
A linha FNE Inovação tem as taxas de juros mais baixas do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, administrado com exclusividade pelo BNB. Podem ser financiados projetos de implantação, expansão, modernização, reforma e relocalização de empreendimentos que viabilizem inovações em produtos, serviços, processos e métodos organizacionais.
Os recursos podem ser acessados por empresas de todos os portes, microempreendedores individuais, produtores rurais, cooperativas ou associações de produtores. Os prazos para pagamento são de até 15 anos, com até cinco anos de carência. É possível solicitar crédito e conferir todas as informações sobre o FNE Inovação no portal do Banco do Nordeste, em www.bnb.gov.br/fne-inovacao.
Por Ascom/BNB
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.
Últimas notícias
- Selo Biocombustível Social na Bahia: SDE discute estratégias para inclusão da agricultura familiar na transição energética
- Sicredi Serrana reúne associados para Assembleia Geral especial de 40 anos
- Espírito Santo tem 309,4 mil famílias beneficiadas pelo Bolsa Família em março