Linhares registra 149 novos casos de dengue em maio e alerta para aumento dos casos de chikungunya

Os dados acumulados, de janeiro até essa primeira quinzena, somam 936 casos confirmados, 75 em investigação, além de 1.419 notificações, e um óbito | Foto: Secom/Felipe Tozatto

A Vigilância Ambiental de Linhares, região norte Espírito Santo, órgão vinculado à secretaria municipal de Saúde, divulgou nesta terça-feira (18) o informe semanal da dengue com o registro de 149 novos casos da doença nos primeiros 15 dias deste mês de maio.

Os dados acumulados, de janeiro até essa primeira quinzena, somam 936 casos confirmados, 75 em investigação, além de 1.419 notificações, e um óbito. Nesta primeira quinzena, os bairros com mais casos notificados de dengue são o Interlagos, Novo Horizonte, Aviso, Canivete, Bebedouro e Santa Cruz.

Outro alerta preocupante da Vigilância Ambiental é para o aumento de casos de chikungunya, também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Ao longo deste ano de 2021 já foram 15 notificações, com cinco casos confirmados apenas no mês de maio, além de outros três casos em investigação. A maioria dos casos confirmados está concentrada no bairro Araçá.

“A dengue, a chikungunya e zika vírus são preocupações constantes da Vigilância Ambiental, com destaque para a orientação de que são doenças que podem ser prevenidas com a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus. Lembrando que 90% dos criadouros estão em ambientes domésticos”, afirmou o Assessor Técnico Vigilância Ambiental, Sérgio Lubiana.

Sérgio lembra que hábitos simples do dia a dia podem eliminar o mosquito. “Neste período em que ainda enfrentamos a pandemia da Covid-19, recomendamos que a população linharense aproveite o momento de permanecer em casa para realizar a constante verificação e remoção dos criadouros do mosquito em todas a área residencial. Sabemos que a dengue é grave e também pode causar a morte”, disse Sérgio.

SINTOMAS

A dengue se manifesta com a febre, de início abrupto, associada a dores de cabeça, dores musculares, nas articulações, atrás dos olhos e o surgimento de exantemas (vermelhidão pelo corpo).

Os sinais de alerta apontando a evolução para quadros mais graves associam dores abdominais fortes e contínuas, vômitos, tonturas, sangramentos, queda no número de plaquetas, hipotensão, entre outros.

Na dengue grave podem surgir sangramentos severos, inclusive hemorragia digestiva, choques e formas de comprometimento neurológico, hepático e cardíaco.

Por Alexandre Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *