Linhares: mais de 130 animais são selecionados para castração gratuita

Nesta primeira etapa há ainda 168 vagas disponíveis | Foto: Divulgação

O município de Linhares, região norte do Espírito Santo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), já selecionou 132 animais, entre cães e gatos, que foram encaminhados à clínica veterinária para avaliação clínica e castração gratuita, dentro do programa municipal de esterilização animal. Desse total, estão previstas oito cirurgias para essa semana. Nesta primeira etapa há ainda 168 vagas disponíveis.

O secretário de Meio Ambiente, Fabrício Borghi Folli, informa que a clínica responsável pelo procedimento cirúrgico, dentro de sua capacidade e segurança, está convocando os tutores para comparecerem à clínica para a realização de exames nos animais. Caso nenhum problema seja detectado no animal, é realizada a castração.

Pré-cadastro continua

Nos últimos dias, mais sete animais foram selecionados após passarem pela análise do pré-cadastro. Os tutores devem ficar atentos ao andamento no sistema para saber se o animal se adéqua ou não aos requisitos para concessão da cirurgia. Em muitos casos, há ausência de documentação e informações corretas, porém, os tutores ainda têm a chance de enviá-las para a finalização do processo.

As inscrições de pré-cadastro para esterilização gratuita de cães e gatos continuam abertas no endereço eletrônico: https://linhares.es.gov.br/departamento-de-bem-estar-animal/, onde os cidadãos também devem acompanhar a solicitação. Na primeira fase do projeto serão castrados 300 animais, sendo 150 animais machos e 150 fêmeas.

“Os requerentes devem acompanhar o sistema de pré-cadastro para saber a situação do procedimento, se o animal foi selecionado ou não, se há necessidade de anexação de documentos, por exemplo. Muitas vezes, fazemos correções no pré-cadastro e encaminhamos aos tutores, porém, não obtivemos resposta. Por isso os cidadãos devem ficar atentos ao Sislam”, ressalta o secretário de Meio Ambiente, Fabrício Borghi Folli.

Castração gratuita

O projeto de castração gratuita é dividido em duas fases: na primeira serão castrados 300 animais, e na segunda outros 300, entre cães e gatos, sendo 150 fêmeas e 150 machos nas duas etapas. A castração visa estimular o controle populacional de animais domésticos e, consequentemente, o número de animais abandonados, bem como proporcionar o bem-estar animal.

Serão contemplados com a esterilização animais que estiverem sob o amparo de ONGs/Associações/Grupos de Proteção e/ou indicados por elas; sob a tutela de beneficiários de programas sociais; animais errantes encontrados em vias públicas do município, e aqueles que vivem com outros animais da mesma espécie e sexo diferente, a fim de evitar a procriação entre eles.

Para o projeto, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Linhares, foram investidos mais de R$ 320 mil por meio do Fundo Municipal de Conservação Ambiental (FUNDEMA).

Requisitos para castração gratuita

Antes de realizar o pré-cadastro, o responsável pelo animal deve estar ciente das seguintes informações:

  • – O tutor/responsável deve residir no município de Linhares;
  • – Os animais devem ter idade mínima de 5 (cinco) meses e máxima de 7 (sete) anos;
  • – Possuir carteira de vacinação e estar com a vacina antirrábica e a vermifugação em dia (nos últimos 12 meses);
  • – Isentos de pulgas e carrapatos;
  • – Estejam em condição física aparentemente satisfatória;
  • – A responsabilidade no transporte do animal – do local de moradia até a clínica – é do tutor/responsável, seja para a realização de exames, procedimento cirúrgico e remoção de pontos.

Por Ívna Ferreira


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *