Linhares vai promover ação de conscientização de combate ao fumo na próxima segunda-feira (31)

Atualmente, o programa atende em média 90 pacientes por mês | Foto: Secom/PML/ES

Em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, celebrado na próxima segunda-feira, dia 31 de maio, o Programa Municipal de Controle de Tabagismo, do Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps), da Secretaria Municipal de Saúde do município de Linhares, região norte do Espírito Santo, realizará uma ação educativa em combate ao fumo. Com o tema “Comprometa- se a parar de fumar durante a pandemia da Covid-19”, a ação será realizada nas dependências do Naps, a partir das 9 horas.

De acordo com os dados do programa de Tabagismo, houve um crescimento de 30% no número de atendimentos na pandemia. Atualmente, o programa atende em média 90 pacientes por mês.

A diretora do Naps, Kessy Bonicenha Brunetti, informa que durante a ação haverá panfletagem e orientações sobre a temática. “Considerando que o tabagismo constitui-se em um fator de risco para o agravamento da Covid-19 devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, é de extrema importância promover esta ação de conscientização para a população, principalmente neste momento que o país registra mais de 450 mil mortes por este vírus. Além disso, queremos alertar a sociedade sobre os demais problemas que o tabaco causa para a saúde, estimulando assim o acesso aos serviços de cessação, bem como defender políticas que fomentem a cessação do tabagismo” destacou. 

Programa Municipal de Controle de Tabagismo

O Naps realiza constantemente trabalho de acompanhamento para quem deseja parar de fumar e o primeiro passo para participar do programa é ter o desejo de abandonar o cigarro.

Por meio da iniciativa são ofertados atendimentos individuais multidisciplinares, bem como atendimento em grupo de forma online aos usuários assistidos no programa. 

Por Julimar Rampinelli


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *