Inscrições para o curso Introcomp 2021 da Ufes segue até dia 19 de junho

Estudantes do ensino médio da rede pública de ensino podem se inscrever, até 19 de junho, para o curso gratuito de Introdução à computação (Introcomp), oferecido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Serão abertas 500 vagas e, devido à pandemia de covid-19, as aulas serão realizadas em formato on-line.

Durante o curso – que terá duração aproximada de cinco meses – os estudantes aprenderão conceitos básicos da linguagem Python e atividades práticas de programação, jogos, entre outros desafios. As inscrições podem ser feitas no site http://introcomp.ufes.br/.

O processo seletivo será feito por meio do preenchimento de um formulário on-line sobre a aula expositiva, que ocorrerá de forma on-line e ao vivo, no dia 26 de junho, no canal da Twitch: https://www.twitch.tv/introcomp. As aulas do Introcomp terão início em 3 de julho e serão transmitidas aos sábados.

Módulos

O curso será dividido em dois módulos: o primeiro focado nas bases da programação; e o segundo, ofertado aos estudantes que obtiverem média superior a sete no primeiro módulo, focado em aplicações e conceitos mais avançados. Ao final do curso, os alunos que se interessarem poderão participar do preparatório para a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), que acontecerá no primeiro semestre de 2022.

Criado em 2010 pelo PET Engenharia da Computação, o Introcomp tem como objetivo proporcionar aos estudantes a oportunidade de explorar mais a fundo tecnologias da informação, bem como desenvolver a capacidade de resolver problemas por meio da computação, utilizando características como a criatividade e o raciocínio lógico. “No atual contexto de pandemia, fica cada vez mais evidente a importância da tecnologia para nossa sociedade. A demanda por profissionais na área de Tecnologia da Informação será cada vez maior. O Introcomp é, portanto, uma oportunidade para os jovens conhecerem melhor a área e potencialmente seguirem carreira em TI”, explica a professora Roberta Gomes, uma das coordenadoras do projeto.

Mais informações sobre o Introcomp podem ser obtidas no site do projeto: http://introcomp.ufes.br/, no perfil @introcompufes no Instagram, e pelo e-mail introcomp@inf.ufes.br.

Por Nábila Corrêa


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *