Linhares realiza distribuição de espécies nativas em comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Espécies como ipê-branco, ipê-amarelo, pau-brasil, aroeira, paineira, açaí e jabuticabeira foram entregues aos cidadãos | Fotos: Felipe Tozatto/PML

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi celebrado no sábado (5), e para comemorar a data, o município de Linhares, região norte do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais (Semam), distribuiu na manhã desta segunda-feira (7), mudas de espécies nativas e frutíferas em frente à sede administrativa.

Na ocasião, artistas do projeto Cantarolar levaram música e emoção àqueles que participaram da ação de educação ambiental. A celebração aconteceu seguindo as medidas restritivas de combate à disseminação do novo coronavírus.

Ao todo 160 mudas de espécies como ipê-branco, ipê-amarelo, pau-brasil, aroeira, paineira, açaí e jabuticabeira foram entregues aos cidadãos, em um ato simbólico que visou sensibilizar os cidadãos e impulsionar ações práticas focadas na restauração dos ecossistemas.

“A ação teve por objetivo estimular a participação coletiva no cuidado com o meio ambiente. A atividade de distribuição de mudas é um instrumento educador de incentivo ao plantio de árvores nativas e frutíferas em diversos pontos da cidade, e à preservação dos recursos naturais, multiplicando assim o respeito à vida e à natureza”, destaca a diretora do Departamento de Educação Ambiental da Semam, Aline Fernandes.

Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído no ano de 1972, quando foi realizada a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano: a Conferência de Estocolmo, com objetivo de discutir as consequências da degradação do meio ambiente, e ações de inibir seu avanço. Desde então, a data consta no calendário de eventos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Este ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi celebrado sob o tema “Restauração de Ecossistemas”, cuja campanha é “Reimagine. Recrie. Restaure”. A data também marcou o lançamento oficial da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030 (www.decadeonrestoration.org/pt-br/estrategia).

As hashtags oficiais são #GeraçãoRestauração e #DiaMundialdoMeioAmbiente. As celebrações em todo o mundo acontecem com um híbrido de eventos digitais e presenciais.

Por Ívna Ferreira


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *