Polo UAB Linhares conta com cinco cursos em pleno funcionamento durante pandemia

São cinco cursos em pleno funcionamento | Foto: Felipe Reis

O Polo UAB – Universidade Aberta do Brasil de Linhares, região norte do Espírito Santo, está com cinco cursos em pleno funcionamento atendendo a mais de 180 estudantes à distância, enquanto as aulas presenciais não retornam. Três deles são cursos novos, como o de Complementação Pedagógica pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Ciências Biológicas e Física, ofertados pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que vieram para somar aos de Letras e de Licenciatura em Informática, ambos via Ifes.

Além dos cinco cursos, existem outros dois sendo ministrados pelos tutores da instituição, atendendo quase 500 profissionais da rede municipal de ensino de Linhares, entre professores, diretores e pedagogos. Os cursos ministrados são: “A contribuição dos recursos digitais nas práticas de leitura, escrita e raciocínio lógico para a educação infantil” e a “Formação de coordenadores: Escola Acolhedora”.

A coordenadora do Polo UAB Linhares, Jaqueline Duque, informou que as aulas online dos cinco cursos acontecem duas vezes por semana e os professores ficam à disposição dos alunos dando suporte online.

“O Polo está de portas abertas para receber nossos estudantes para retirada de livros na biblioteca e uso das dependências e dos equipamentos da instituição para realização de suas pesquisas, atividades e provas. Temos seis salas disponíveis com computadores e internet banda larga para quem precisar. Para utilizar as salas, devido à pandemia, é necessário realizar o agendamento, pois, o uso é individual, como medida de segurança da Covid-19”, explicou a coordenadora.

Jaqueline pontuou, ainda, que a expectativa de retorno das aulas presenciais aguarda a aprovação da Ufes, após avaliação do Plano de Biossegurança elaborado e enviado à universidade pelo polo. A Secretaria de Educação de Linhares também já emitiu declaração autorizando a vacinação de toda a equipe da UAB.

As recomendações contidas no Plano de Biossegurança do Polo UAB Linhares para a atual conjuntura social e epidemiológica, devido à Covid-19, foram elaboradas pela equipe gestora, analisadas e aprovadas pela Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é o possível retorno aos atendimentos de tutoria presencial de forma híbrida, com propostas para atenuar os efeitos colaterais da pandemia e evitar sua propagação, colaborando assim com os órgãos oficiais de saúde para a mitigação da doença.

A coordenadora explicou que, atendendo um dos objetivos do Comitê Operativo de Emergência (COE-Ufes), o plano apresenta recomendações de biossegurança para a comunidade acadêmica, a fim de suavizar e/ou prevenir os efeitos da Covid-19 em seus membros e respectivos familiares, bem como em relação à sociedade em geral. Desse modo, a organização dos espaços de atividades e de trabalho contemplará todas as medidas possíveis que forem necessárias à segurança sanitária. Salientou, ainda, que o polo conta com todo equipamento e insumos necessários para a retomada das atividades pelos acadêmicos.

“Linhares tem sido bastante elogiada pelos coordenadores dos cursos da Ufes e do Ifes pela competência dos tutores, dedicação aos cursistas, pelo baixo índice de evasão, estrutura física e todo atendimento realizado no polo que é um espaço democrático que tem ofertado suporte necessário aos nossos estudantes”, frisou a coordenadora do Polo UAB Linhares, Jaqueline Duque, ressaltando a expectativa de abertura de novos cursos na instituição, o que depende em grande parte do edital da Capes em 2022.

A secretária Municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, pontuou: “Estamos com expectativas muito boas pela adesão do grande número de matrículas efetivadas no Polo, e com novas possibilidades de cursos atendendo, principalmente os profissionais da rede municipal de ensino de Linhares”.

Por Valda Ravani


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *