Estudo liga consumo de álcool a 740 mil casos anuais de câncer

Novo estudo publicado no periódico The Lancet Oncology investigou oito tipos de tumores malignos | Foto: GETTY IMAGES

Mais de 4% dos casos de câncer diagnosticados no mundo em 2020 — cerca de 741,3 mil — foram causados ​​pelo consumo de álcool.

Essa é a conclusão de um estudo publicado na revista científica The Lancet Oncology que destaca a ligação direta entre o consumo de bebidas alcoólicas e os cânceres de mama, de boca, de garganta, de laringe, de esôfago, de fígado, de cólon e de reto.

Ainda que a maior parte dos casos esteja associada ao consumo excessivo de álcool, a ingestão moderada de bebidas alcoólicas também aumenta o risco de desenvolver a doença, alerta a pesquisa, realizada por cientistas do Canadá, da França, dos Estados Unidos, da Holanda e da Nigéria.

Conforme as estimativas, o consumo diário de um pequeno copo de cerveja ou um pequeno copo de vinho — o equivalente a até 10 gramas de álcool — contribuiu para algo entre 35,4 mil e 145,8 mil casos de câncer no ano passado.

A incidência varia de acordo com a região — as mais afetadas são a Europa, mais especificamente a do leste e central, e o sudeste da Ásia. A distribuição por gênero é bastante desigual. Do total, 77% dos casos foram registrados em homens e 23% entre mulheres.

Por BBC News


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *