Renato Casagrande inaugura base do SAMU 192 e anuncia construção de Creas em São José do Calçado

Casagrande também anunciou investimentos na área de assistência social | Foto: Hélio Filho/Secom

O trabalho do Governo do Estado do Espírito Santo segue transformando a vida dos capixabas. Em São José do Calçado, foi inaugurada a nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). O local contará com uma unidade de suporte básico para atender à demanda da população da cidade. Na agenda oficial, Casagrande também anunciou investimentos na área de assistência social e participou do evento de lançamento da pedra fundamental para a instalação de uma indústria de acessórios para casa.

Essa nova expansão faz parte do programa estadual SAMU para Todos, que visa a garantir acesso ao serviço pré-hospitalar de móvel de urgência para 100% da população do Espírito Santo. O Governo do Estado repassa, mensalmente, mais de R$ 660 mil para o Consórcio CIM Polo Sul, referente aos 60% do custeio do programa. Os outros 40% são de responsabilidade do município. Atualmente, o SAMU 192 está presente em 56 municípios capixabas, com cobertura de 87,24%. Com o início da operacionalização do atendimento na cidade de São José do Calçado, a cobertura passará para 87,50%.

Além dos investimentos na saúde, o Governo do Estado mantém o compromisso com o fortalecimento e manutenção da rede de proteção social capixaba. O governador deu Ordens de Serviço para a reforma e ampliação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e de construção do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) em São José do Calçado. Os equipamentos de atendimento da assistência garantem o acompanhamento local de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade de direitos básicos.

“Estamos realizando investimentos robustos em todos os 78 municípios do Estado e aqui na região do ABC, em Calçado, não é diferente. Temos convênio com todos os municípios e estamos investindo fortemente. Aqui em São José do Calçado assinamos o contrato da Praça da Cidade, do Cras e do Creas, além dessa nova base do SAMU 192. São esses e muitos outros investimentos para que possamos trazer desenvolvimento e oportunidades aos capixabas”, afirmou o governador Renato Casagrande.

O prefeito de São José do Calçado, Antônio Coimbra de Almeida, o Cuíca, reforçou a importância desses investimentos para o município. “[São José do] Calçado precisa do governador Casagrande. Estamos recebendo um investimento grande em nosso município com a ajuda do Governo do Estado para que possamos mudar a vida dos moradores da nossa querida cidade”, relatou.

Estiveram presentes os secretários de Estado, Gilson Daniel (Governo), Tyago Hoffmann (Inovação e Desenvolvimento), Paulo Foletto (Agricultura), Severino Alves (Assistência Social/interino); os deputados estaduais Luciano Machado e Janete de Sá; o diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Mário Louzada; além de vereadores, secretários municipais e lideranças locais.

Nova indústria no município

A agenda oficial contou ainda com a participação do governador Casagrande no evento de lançamento da pedra fundamental para a instalação da unidade industrial da Policlass, para fabricação de assentos e móveis para banheiro. A empresa, especializada em acessórios para casa e banho, foi contemplada no Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES) e fará investimento da ordem de R$ 2,35 milhões.

Há 28 anos no mercado, a Polyclass, que iniciou suas atividades em Fortaleza (CE), tem forte presença na região Sudeste e escolheu o Espírito Santo para expandir sua linha de produção. A empresa instalará, em São José do Calçado, uma unidade industrial para produção de toda a linha de produtos e também atenderá à nova demanda que surgirá em função do mercado e do processo de aperfeiçoamento.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, destacou que o Governo do Estado tem uma política de incentivos tributários capazes de estimular empresas a ampliar projetos, expandir negócios e gerar oportunidades para as regiões. “A chegada de uma indústria no município terá reflexos positivos, já que serão criados postos de trabalho desde a instalação até a operação da unidade, o que movimentará a economia e estimulará o crescimento da cidade, atraindo novos negócios. Tudo isso, está em sintonia com nosso propósito: de promover o crescimento e o desenvolvimento regional para que os capixabas tenham melhores condições de vida”, disse.

O diretor-presidente da empresa, Rene Ivan Buchler, afirmou que a decisão pelo local de instalação se deu em decorrência das gestões responsáveis do município de São José do Calçado e do Estado do Espírito Santo, que contam com um ambiente econômico propício, incentivo fiscal estadual, além de logística favorável.

“Temos três grandes fornecedores de matéria-prima no Espírito Santo e a localização do município nos ajudará na etapa de distribuição da produção, além de poder fazer com que o retorno do investimento seja rápido com a redução de custos. Fui bem recebido no Estado, apresentei um projeto de investimento com as demandas necessárias para a implantação e não houve dificuldade. Tenho boas perspectivas para a nova unidade. As obras começarão em quatro ou cinco meses e a operação será após o prazo de seis meses”, relatou Buchler.

Quanto à geração de empregos diretos e indiretos, de acordo com a empresa, a instalação da unidade está estimada em três etapas. Na primeira, a estimativa é a geração de 30 empregos e, até a última etapa, de 70 empregos diretos.

Invest-ES

O Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES), regulado atualmente pela Lei nº 10.550/2016, e posteriores alterações, é um instrumento de política pública eficaz, eficiente, efetivo e que tem por objetivo contribuir para a expansão, modernização e diversificação dos setores produtivos do Espírito Santo, estimulando a realização de investimentos, a implantação e a utilização de armazéns e infraestruturas logísticas existentes, além da renovação tecnológica das estruturas produtivas, otimização da atividade de importação de mercadorias e bens e o aumento da competitividade estadual, com ênfase na geração de emprego e renda e na redução das desigualdades sociais e regionais. Mais informações no site: www.inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br.

Por Ascom/Gov/ES


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *