Franco Fiorot assina ordem de serviço para construção de cinco novas barragens em Farias e São Rafael, em Linhares

Juntos, os cinco barramentos – três em São Rafael e dois em Farias – , têm a capacidade de armazenar 74 milhões de litros de água | Foto: Secom/Felipe Tozatto

São 74 milhões de litros de água. Essa é a capacidade das cinco barragens que o município de Linhares, região norte do Espírito Santo, por meio da secretaria municipal de Agricultura, vai construir nos distritos do Farias e de São Rafael. A Ordem de Serviço para o início das obras foi assinada na última sexta-feira (23) com as presenças do vice-prefeito de Linhares Bruno Marianelli, do secretário de Agricultura, Franco Fiorot, de vereadores, produtores rurais e lideranças comunitárias.

Das cinco barragens, três delas serão construídas em São Rafael e duas no Farias. São investimentos na ordem de R$ 500 mil (meio milhão de reais), com recursos próprios da Prefeitura de Linhares. Os barramentos estão alinhados ao Programa Municipal de Conservação de Água e Solo, que nos dois primeiros editais construiu 14 barragens com capacidade de armazenamento de 340 milhões de litros de água.

O diretor da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Córrego Farias, José de Melo, destacou a importância da reservação hídrica para garantir a irrigação das lavouras produtoras da região e com isto, distribuir grãos, frutas e hortigranjeiros ao mercado consumidor de Linhares e região. Ele pontua que o reservatório construído pela Prefeitura no distrito foi de fundamental importância para superar a severa seca que atingiu todo o Espírito Santo.

“A secretaria de Agricultura têm fomentado ações executadas a curto, médio e longo prazo que geram resultados e garantem o escoamento da produção agrícola aos mercados consumidores. Além das barragens, temos que destacar a construção de seis mil caixas secas que, de forma sustentável, também contribuem para que a reservação hídrica do distrito”, disse.

O produtor rural Osvaldino Neto, que é de São Rafael, e terá construída em sua propriedade uma das barragens selecionadas fez questão de frisar que o trabalho da secretaria de Agricultura de Linhares é um exemplo para o Brasil. “São ações que prezam pela transparência e têm propósito. É um trabalho com foco na agricultura familiar e que incentiva a permanência de homens e mulheres no campo”, destacou.

O vice-prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, ressaltou que o Programa de Conservação de Água e Solo visa fortalecer as atividades da agricultura familiar. “Sem água não se consegue produzir, por isso a importância deste projeto. Vamos entregar cinco novas barragens nesta etapa, que somadas as 14 já construídas e entregues às comunidades rurais contribuem no fomento da produção agrícola em nosso município. Desde o início de 2017, temos nos mobilizado e mobilizado a sociedade linharense em torno dessa questão que é fundamental para a vida”, pontuou.

O secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, afirmou que um dos principais desafios do setor agrícola e de toda a sociedade linharense está relacionado ao problema da escassez de água e lembrou do inovador programa municipal de Conservação de Água e Solo que garantiu a reservação hídrica de aproximadamente 70 famílias diretamente, que vivem da agricultura nas regiões produtoras de Linhares.

“Com a construção das barragens contribuímos com a qualidade da produção agrícola e preparamos o município e as suas principais regiões produtoras para enfrentar possíveis momentos de escassez de água. É importante frisar que avançamos na infraestrutura cinza, que é a construção de barragens. Mas, por outro lado, já começamos a agir na infraestrutura verde, que é o investimento em reflorestamento e proteção de nascentes”, finalizou.

Participaram da solenidade os vereadores Roque Chile, Alysson Reis, Roninho Passos, Tarcísio Silva e Gilson Gatti, além do presidente do Sindicato Rural de Linhares, Antonio Roberte Bourguignon, do presidente da Aprucof, José Domingos Soprani, e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Linhares e Sooretama, Pedro Soares.

Por Alexandre Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *