Franco Fiorot recebe Secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Pancas

O secretário abordou a elaboração e os estudos realizados para concepção do programa | Foto: Secom/Seag/PML/ES

O objetivo da visita foi conhecer o Programa Municipal de Fruticultura de Linhares

Produtores de Linhares, região norte do Espírito Santo, já colhem os primeiros frutos do Programa Municipal de Fruticultura que tem despertado olhares de representantes de municípios capixabas e de outros estados do Brasil. Nesta quinta-feira (29/7), o secretário Municipal de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, recebeu a secretária de Agricultura e Meio Ambiente da cidade de Pancas, Ester Miriam Gonçalves, que veio conhecer o programa.

O secretário abordou a elaboração e os estudos realizados para concepção do programa; sobre a identificação do tipo de fruta ideal para ser cultivada em cada região, conforme clima e solo; treinamentos e visitas técnicas dos produtores a propriedades que cultivam os frutos selecionados para o programa há mais tempo; sobre as projetos de fomento ao agroturismo, a exemplo do polo de uva que já teve sua primeira reunião realizada para dialogar com representantes do município sobre o assunto no período da colheita que se aproxima; e os primeiros resultados de mercado já alcançados pelos produtores.

“O programa tem grande relevância do ponto de vista da diversificação rural, valorização de pequenas áreas nas propriedades e movimento da economia local e regional. Nos orgulha o empenho dos produtores e de nossos parceiros para fazer o programa que ainda é novo dar certo, e vamos avançar ainda mais”, disse Fiorot.

Visitas ao município

Já vieram ao município conhecer o Programa Municipal de Fruticultura representantes dos municípios capixabas de Vila Pavão, São Roque do Canaã, Jaguaré, Colatina e, recentemente, o secretário Franco Fiorot esteve a convite da Câmara Municipal em Afonso Cláudio apresentando o programa. Além disso, representantes do sul da Bahia e de municípios de Minas Gerais também já estiveram em Linhares.

Programa de Fruticultura

O Programa Municipal de Fruticultura é dividido em cinco polos: Polo Distrito Farias, com cultivo de cajá manga anão; Polo Alto São Rafael (região de São Judas), a uva; Polo Baixo São Rafael (localidades Córrego Dr. Jones, Humaitá e Bagueira), a goiaba; Polo BR 101 Sul (distritos de Rio Quartel e Desengano), o limão; no Polo Litoral (Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação e Bebedouro), o açaí.

Por Valda Ravani


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *