Escola do bairro Aviso, em Linhares, realiza 1º Festival de Xadrez

Serão premiados alunos do 1º ao 10º Lugar | Fotos: Felipe Tozatto/Secom

A Emef Prefeito Roberto Calmon, localizada no bairro Aviso, em Linhares, região norte do Espírito Santo, realiza seu 1º Festival de Xadrez nesta sexta-feira, dia 13, com alunos dos 5º anos do matutino, que segue até às 11 horas. A atividade faz parte do Projeto Xadrez na Escola, desenvolvido pela disciplina de Educação Física, e visa fomentar a prática do esporte na unidade de ensino. Serão premiados alunos do 1º ao 10º Lugar.

A professora de Educação Fisica, Ingridy Barros Corti, explica que foram feitas seletivas nas turmas de 5º anos, saindo seis alunos de cada uma para representar sua sala no dia do Festival, totalizando 36 crianças, envolvendo, ao todo, mais de 100 estudantes no projeto.

“O xadrez é considerado uma excelente ferramenta pedagógica e o jogo desenvolve habilidades como raciocínio lógico-matemático, memória, criatividade, antevisão, tomada de decisão e o autocontrole, o que, consequentemente, favorece as aprendizagens dos conteúdos pedagógicos curriculares. Além disso, por ser uma atividade com regras bem definidas, promove o respeito ao oponente e às leis do jogo”, destacou.

A diretora Maria Neliceia Bernardo destacou que a escola abraçou a iniciativa da professora, que propôs o projeto para as turmas de 5º ano, iniciando pelo ensino do jogo de xadrez por turma, até que estivessem preparados para participar do festival que também é realizado em comemoração ao Dia do Estudante, celebrado no dia 11 de agosto.

Por Valda Ravani


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *