Ales debate situação de pessoas com deficiência

Comissão deve abordar desafios de entidades sociais que atuam na defesa dos direitos das PcD | Foto: Vitória Down

A área social vai ganhar destaque na agenda legislativa da próxima semana. As comissões de Cidadania, Saúde e a Frente Parlamentar da Primeira Infância vão discutir políticas públicas para a área, o que inclui também debater as dificuldades enfrentadas pelos profissionais e pelas entidades que atuam nesse ramo.

A Comissão de Cidadania vai aproveitar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla para fazer uma reunião com várias entidades que trabalham com a causa. Os deputados vão conversar com representantes da federação que representa as Apaes, da Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Ames), da Vitória Down, da Cariacica Down e da federação que representa as Pestalozzi do Estado.

O foco da reunião são as dificuldades enfrentadas pelas organizações sociais e os principais desafios dentro do contexto da pandemia. O encontro será na terça-feira (31), às 13 horas, em formato presencial. A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi criada pela Lei Federal 13.585/2017, e é celebrada no mês de agosto, entre os dias 21 e 28. A data tem por objetivo justamente fomentar o debate sobre o tema, fortalecendo a luta por direitos das pessoas com deficiência.

Já a Comissão de Saúde vai conhecer o trabalho desenvolvido pela Fundação Carmem Lúcia, entidade que presta serviços médicos, odontológicos, psicológicos e sociais gratuitos à população de baixa renda. A fundação funciona em Vila Velha e vai apresentar também a nova sede da instituição. Nessa agenda, marcada para terça-feira (31), às 9 horas, os deputados recebem o presidente da entidade, Daniel Weiss, e a gerente da fundação, Priscila Lube Moraes. A reunião será presencial.

A Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância vai realizar uma audiência pública com o tema “Olhares e desafios”. O evento vai contar com palestra da doutora em Psicologia e Cultura Ivânia Ghesti e da subsecretária de Estado de Políticas Intersetoriais, Marlei Vieira Fernandes.  A agenda será presencial, na quinta-feira (2), às 10 horas. Também foram convidados secretários municipais das áreas de assistência social, saúde e educação. 

Por Gabriela Zorzal


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *