Simulação de socorro em acidente chama atenção na Semana Nacional de Trânsito em Vitória

Em parceria com o Corpo de Bombeiros, simulação de socorro chamou a atenção na Semana Nacional do Trânsito | Foto: Jansen Lube/PMV

A regra, de acordo com a lei nacional de trânsito, é clara: após ingerir bebida alcoólica, não é permitido dirigir. As consequências vão desde multa, suspensão da carteira de motorista, prisão em flagrante ou até precisar ser retirado das ferragens de um veículo pelo socorro do Corpo de Bombeiros.

A simulação de socorro a uma pessoa acidentada, dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito em Vitória, chamou a atenção das pessoas que passavam pela orla de Camburi, no primeiro bolsão de estacionamento após o píer de Iemanjá, na manhã deste domingo (19). Crianças, jovens e adultos pararam para assistir e ficaram impressionadas com a operação de resgate.

“É interessante ter essa ação aqui na orla porque são cenas fortes, de impacto. Isso leva as pessoas a se verem numa situação como essa e isso cria uma consciência de que as pessoas não podem beber e pegar o carro ou a moto, as consequências são graves”, disse o estudante Thiago Pereira Santos, 23 anos.

Personagem do resgate teria sofrido acidente de trânsito após ingerir bebida alcóolica e dirigir

Conscientização

O secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, afirmou que todas as ações convidam as pessoas à reflexão. E o objetivo maior da SNT em Vitória é a redução das mortes no trânsito.

“É muito importante trabalhar com a conscientização. Nós temos três frentes quando se fala em trânsito: engenharia, fiscalização e educação. Vimos aqui momentos impactantes, simulando o socorro a um acidente. Usamos esses recursos para trabalhar a conscientização das pessoas. Não se pode ingerir bebida alcoólica e dirigir, por exemplo. Além disso, junto às escolas, estamos preparando os professores em parceria com a Polícia Rodoviária Federal para que possam envolver os estudantes em atividades educativas. O objetivo é diminuir o número de acidentes, porque isso impacta na saúde e, principalmente, nas famílias”, destacou Mariano.

Oficialmente, a SNT vai até o dia 25 de setembro. As secretaria municipais de Segurança Urbana (Semsu) e de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), por meio da Gerência de Educação para o Trânsito, planejaram atividades para sensibilizar a população sobre a necessidade do respeito às leis de trânsito.

Com tema este ano em destaque, “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, durante oito dias serão realizadas ações que envolverão, entre outros, motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres. A SNT é comemorada anualmente em todo território nacional conforme dispositivo do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Atividades

Crianças participaram de atividades lúdicas voltadas à educação no trânsito

Para a criançada que estava acompanhada das famílias na orla, na manhã deste domingo (19), o Circuito Motor proporcionou atividades lúdicas com a utilização de cones, cordas, bolas e bambolês. As atividades envolvidas nesta prática são relacionadas às percepções gerais das crianças para que compreendam questões de localização e espaço.

Nas esquetes teatrais, atores se caracterizaram com fantasias alusivas à sinalização, e instruíram as pessoas como interagir. Já na transitolândia, em uma lona, há simulações e estímulos para comportamento no trânsito.

À tarde, a partir das 15 horas, haverá ações sobre os personagens da campanha, Anjo e Morte na Rua da Lama (Jardim da Penha) e no Triângulo das Bermudas (Praia do Canto). No sábado, essa mesma ação percorreu as feirinhas de Jardim da Penha e de Jardim Camburi.

Por Brunella França


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *