Vitória ganhará novo parque urbano, em Jesus de Nazareth

PMV apresenta à comunidade do bairro Jesus de Nazareth proposta para criação de Parque urbano com 35.870,71 m² de área | Foto: Leonardo Silveira

No mês que completa 470 anos, Vitória dá mais um passo para se tornar, cada dia mais, uma cidade sustentável e preparada para as próximas gerações. Como parte do Plano Vitória, um grande pacote de R$ 1 bilhão de investimentos em diversas áreas, com ações até 2024, a Prefeitura apresentou, na noite desta segunda-feira (27), à comunidade do bairro Jesus de Nazareth, a proposta de criação do Parque Urbano Municipal de Jesus de Nazareth.

O novo Parque terá 35.870,71 m² de área e será um espaço com diferentes vocações: vai possibilitar desde a contemplação de algumas das mais belas paisagens da cidade até a prática de esportes radicais. O Parque terá grande importância ambiental para a comunidade e também para toda a cidade, sendo uma área de preservação e educação ambiental. Na reunião, os moradores fizeram sugestões para o futuro projeto. O Parque terá vista para a Enseada do Suá e a Terceira Ponte, toda a Baía de Vitória até o Porto e o Maciço Central.

O Parque Urbano Municipal de Jesus de Nazareth será administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e tem como objetivo proteger e ampliar a cobertura vegetal; contribuir para estabilização do solo, reduzindo a erosão; proteger e conservar os espécimes remanescentes, possibilitando a manutenção da fauna local; recuperar as áreas degradadas no local; promover a educação ambiental, lazer e turismo; possibilitar e fomentar a pesquisa.

O secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Foeger, destacou a importância da participação da comunidade e o diálogo da Prefeitura com os moradores e comerciantes. “A gestão do prefeito Lorenzo Pazolini é a gestão do diálogo, que discute com as comunidades o futuro de nossa cidade. Nós sempre estaremos nas comunidades para expor nossas ações da melhor maneira possível”, disse.

O secretário destacou as potencialidades do bairro. “Jesus de Nazareth tem um grande potencial, com conexão direta com o mar, altitude e uma área verde dentro do bairro. O parque urbano permite um maior uso da comunidade, com atividades culturais, de lazer e esportes”, afirmou.

O presidente da comunidade, Izael Morais, lembrou que o Parque vai possibilitar uma melhor qualidade de vida para a população. “A comunidade está interessada no assunto, veio em peso em hoje. A Prefeitura abriu esse diálogo. Isso é muito importante para todos”, disse.

Novas estruturas do Vale do Mulembá e parque cultural

No último dia 8 de setembro, quando Vitória completou 470 anos, foram inauguradas as novas estruturas do Parque Natural Municipal Vale do Mulembá, em Joana D’Arc, que estava há quase 10 anos fechado para visitação pública. O Parque ganhou um Centro de Visitantes e Administrativo, Centro de Educação Ambiental e Cultural, auditório e o Módulo de Apoio dos Tiradores de Barro, que representa a valoriza o trabalho ancestral das paneleiras.

Além disso, ganhou cercamento, pórtico de entrada, vias de circulação interna e estacionamento, oferecendo novas estruturas para o convívio com a natureza e para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, de pesquisa e de valorização do nosso patrimônio cultural, como a produção da panela de barro.

Na última semana, foi lançado, ainda, o Parque Cultural Reserva de Vitória, um espaço que vai reunir o verde da paisagem, a cultura e o azul do mar, na Enseada do Suá. O Parque, que está localizado entre a praia e o Shopping Vitória, está sendo construído pela iniciativa privada e se tornará mais uma opção de área pública para a cidade.

O local é fruto de uma parceria da Prefeitura de Vitória, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) e Meio Ambiente (Semmam), e a Nova Cidade Empreendimentos.

Por SEGOV/SUB-COM


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *