Cyntia Grillo é eleita presidente do Fórum Nacional dos Secretários de Assistência Social

O Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social (Fonseas) é uma instância de articulação política das secretarias estaduais de Assistência Social do Brasil | Foto: Divulgação

A Secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, foi eleita, nessa terça-feira (28), presidente do Fórum Nacional dos Secretários de Assistência Social (Fonseas). A definição da nova diretoria foi realizada durante reunião em Brasília e contou com a presença dos secretários estaduais de todo o Brasil.

Cyntia Grillo atuou, por um ano, como vice-presidente da região Sudeste, representando os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Na posse, a secretária destacou a importância da atuação do fórum, o caráter democrático e agregador da entidade e o impacto que exerce na vida de milhões de brasileiros.

“Sabemos da relevância que o trabalho do Fonseas desempenha junto ao Sistema Único de Assistência Social, o Suas. Sabemos que a criação e a ampliação do Suas geraram impactos muitos positivos no País. Sabemos também que isso só foi possível com muita luta, diálogo e compromisso. Trabalho há 18 anos na área da assistência. Minha formação e especialização é em Administração, mas toda minha vida profissional foi dedicada à gestão ligada à política pública de assistência social. O compromisso que assumiremos é o da preservação dessa conquista coletiva”, afirmou Cyntia Grillo.

O encontro não ficou restrito às eleições da nova diretoria. Os secretários e as equipes técnicas debateram as prioridades para a nova gestão e as agendas da reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). Os representantes estaduais compartilharam ainda as ações de proteção e de mitigação da situação de emergência provocada pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

O Fonseas

O Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social (Fonseas) é uma instância de articulação política das secretarias estaduais de Assistência Social do Brasil e tem como objetivos discutir, negociar e pactuar sobre as ações da assistência social; avançar e acelerar o processo descentralizado e participativo da assistência social; e consolidar a articulação entre as secretarias municipais para melhorar a cobertura e a eficiência das ações, evitando a fragmentação e a dispersão de recursos. 

A diretoria eleita terá mandato de um ano, com possibilidade de recondução por igual período, e é composta pelo seguintes integrantes: presidente Cyntia Figueira Grillo (ES); secretária Fabiana Pessoas (AL); tesoureira Elisa Nobre (MS), vice-presidente da Região Norte, Tânia de Souza (RO); vice-presidente da Região Nordeste, Iris de Oliveira (RN); vice-presidente da Região Centro-Oeste, Rosamaria de Carvalho (MT); vice-presidente da região Sudeste, Elizabeth Jucá (MG), vice-presidente da região Sul, Claudinei Marques (SC); conselheiros fiscais, Carlos Tibério (PB) e José Messias (TO), e os suplentes dos Conselho Fiscal, José Riomar Santana (PI) e Iris Maria de Oliveira (RN).

Por Samyra Ferreira


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *