Franco Fiorot entrega mais uma barragem a produtores rurais de Linhares

A barragem tem capacidade de armazenar 17 milhões de litros de água | Fotos: Divulgação

Mais um reservatório de água foi entregue à comunidade do distrito do Farias nesta terça-feira (28/9). Essa é a 16ª barragem já construída no município pela Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares e, ainda esta semana, os maquinários seguirão para São Rafael onde serão construídas outras três.

A barragem tem capacidade de armazenar 17 milhões de litros de água, o correspondente a uma área alagada de 2,8 hectares. O secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, pontuou que a água é um recurso indispensável para a produção agropecuária e, neste momento, o Brasil vem passando por dificuldades hídricas e, na semana passada, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) emitiu um alerta de atenção de escassez hídrica no Espírito Santo.

“Em Linhares, temos observado, por meio de relatos de produtores, que as barragens têm permitido o armazenamento onde não teria água ou teria com muita dificuldade neste período do ano. Aliado às barragens temos as caixas secas construídas nas propriedades rurais que dentre as inúmeras funções está a de inibir o assoreamento, haja visto que os sedimentos sólidos decorrentes das chuvas iam parar nos rios ou nascentes e, agora, são armazenadas nas caixas, o que poderia limitar o fornecimento de água”, explicou o secretário, lembrando que no Município foram construídas quase 6 mil caixas secas, que são reservatórios de água escavados (buracos) às margens das estradas.

O presidente da Associação de Produtores Rurais do Córrego Farias (Aprucof), José Domingos Soprani, disse que graças ao planejamento realizado pelo Município, via Programa Municipal de Conservação de Água e Solo, a escassez de água não atingiu os produtores da localidade, ao contrário do ocorrido em anos atrás.

“Se não fossem as barragens e as caixas secas que ajudaram muito na preservação das nascentes, 90% dos produtores já estariam sem água, como aconteceu de 2016 a 2018, anos que passamos muito aperto. O produtor só pode plantar se tiver água e esse planejamento da Secretaria de Agricultura tem nos permitido tocar a produção. Se não fossem as barragens para segurar as águas das chuvas elas teriam ido embora. Nossas barragens estão no nível correto de armazenagem de água”, disse Soprani.

Este é o terceiro edital do Processo Seletivo para a construção de pequenas barragens e contempla dois reservatórios no distrito do Farias, que já foram entregues à comunidade, e outros três em São Rafael. As cinco barragens têm capacidade para armazenar 73 milhões de litros de água e demandam um investimento de R$ 500 mil de recursos próprios do Município.

“A Secretaria de Agricultura tem preparado desde 2017 as propriedades rurais para enfrentar crises hídricas, caso elas aconteçam, porque sem água é impossível o produtor tocar sua produção. Para muitas famílias a agricultura é a base do seu sustento, além de ser um setor muito importante para a economia de Linhares e o responsável por produzir o alimento que chega até a mesa do consumidor”, disse o vice-prefeito de Linhares, Bruno Marianelli.

Até o momento o município já construiu 16 barragens. Juntas elas têm capacidade de armazenamento de 367 milhões de litros d’água.

Também estiveram presentes na entrega da barragem no distrito do Farias os vereadores Alysson Reis, Therezinha Vergna Vieira, Gilson Gatti, Messias Caliman e Vicentini.

Por Valda Ravani


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *