Ovos de galinha: os 50 maiores municípios produtores em 2020

Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo, é o maior produtor de ovos do Brasil | Foto: Divulgação

Na tabela abaixo, o quadro dos 50 maiores municípios brasileiros produtores de ovos de galinha em 2020, conforme resultados apontados pela Pesquisa Pecuária Municipal (PPM) do IBGE.

O resultado informado contempla não somente a produção de ovos de consumo, mas também a de ovos incubáveis, em relação aos quais a PPM não efetua qualquer individualização.

A separação entre ovos férteis e de consumo é propiciada pelos levantamentos trimestrais, também do IBGE. Eles têm indicado que a produção de ovos incubáveis tem correspondido a cerca de 20% da produção total de ovos de galinha.

De toda forma, os levantamentos trimestrais estão limitados a estabelecimentos produtores com, no mínimo, 10 mil galinhas poedeiras. Assim, no caso da PPM, é provável que o percentual de ovos incubáveis seja menor, pois, supostamente, há menos granjas no segmento reprodutor com plantel inferior a 10 mil poedeiras.

Vale notar que na PPM o IBGE relaciona pouco mais de 5.500 municípios produtores de ovos de galinhas, com volume total de 4,8 bilhões de dúzias em 2020. Pois os 50 municípios presentes na tabela, correspondentes a menos de 1% do total, responderam no ano passado por cerca de 2,380 bilhões de dúzias, praticamente a metade da produção nacional.

Por Avisite


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *