Parques naturais estarão abertos neste fim de semana e na segunda-feira (11)

Fim de semana chegando e para quem quiser aproveitar os dias de folga em contato com a natureza, a dica é visitar os parques naturais de Vitória, capital do Espírito Santo. Quem folgar na segunda-feira (11) terá uma oportunidade a mais: excepcionalmente neste dia, alguns parques estarão abertos à visitação.

Alguns deles, como o da Fonte Grande e o Vale do Mulembá, oferecem trilhas e mirantes, cujas paisagens encantam os visitantes. Em todos há espaços para moradores e turistas passarem momentos agradáveis com amigos ou em família.

Parques naturais são áreas para proteção de ecossistemas naturais de grande relevância. Esses ambientes são essenciais para a conservação da biodiversidade, para a melhoria da qualidade do ar, para a conservação das nascentes, para a ciência, para a educação ambiental e para o lazer. Por isso, possuem regulamentos especiais: a circulação de animais domésticos não é permitida; os visitantes devem evitar dar alimentos aos animais silvestres e devem recolher todo o lixo que produzirem.

Parques Naturais de Vitória

1 – Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Mata Paludosa – o antigo Fazendinha

Revis Mata Paludosa | Foto: Leonardo Silveira

Na rodovia Norte-Sul, no bairro Jardim Camburi, fica o Revis Mata Paludosa, antigo Parque da Fazendinha. O parque possui quase 23.000 m² e serve de moradia para aves, mamíferos e peixes, além de árvores frutíferas, como mangueiras, cajueiros, ambeiros e laranjeiras, e de exemplares de Mata Atlântica. Em parceria com o Instituto Marcos Daniel, o parque sedia o Projeto Caiman, para pesquisa e conservação das populações da espécie Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris),

Onde fica

Rua Eugênio Pacheco de Queiroz, em Jardim Camburi
Telefone: (27) 3237-2405Horário de funcionamento: De terça a domingo, inclusive feriados, das 7 às 17 horas.

2 – Fonte Grande

Parque da Fonte Grande – Mirante Sumaré | Foto: Leonardo Silveira

Em seu terreno de 218 hectares, o que equivale a uma área de cerca de 218 campos de futebol, o Parque da Fonte Grande mantém árvores centenárias e várias espécies da Mata Atlântica, vegetação rupestre, encontrada nos afloramentos rochosos, e uma fauna variada, composta de répteis, anfíbios, invertebrados, pequenos mamíferos e aves.

Para os visitantes, quatro mirantes com vistas privilegiadas de belezas naturais e cartões-postais da capital se destacam: os mirantes: Mochuara, Recanto da Floresta, Sumaré e da Cidade. Dos mirantes, podem ser contemplados ainda a baía de Vitória e atrativos paisagísticos, históricos e culturais de municípios vizinhos, como Cariacica, Serra e Vila Velha. Além disso, o parque é procurado por quem gosta de fazer trilhas.

Onde fica

Acesso de veículos e pessoas a pé pela Guarita Tião de Sá: Avenida Serafim Derenzi, bairro Grande Vitória
Acesso a pé pela Guarita de Fradinhos, com acesso pela rua João Ferreira de Souza.
Telefone: (27) 3381-3521 e 3382-6576.

Horário de funcionamento: De terça a domingo, inclusive feriados, das 7 às 17 horas. O acesso aos mirantes inicia-se às 8h e encerra às 16h40

3 – Parque Tabuazeiro

No local, são encontradas inúmeras árvores frutíferas, como jaqueiras, jambeiros, abacateiros, mangueiras e a árvore mais significativa, o secular cajá-mirim, conhecido também como tabuazeiro, que originou o nome do parque, inaugurado em setembro de 1996. Nesse ambiente, duas nascentes formam um lago e o córrego que corta a área baixa do parque. Répteis, mamíferos e aves desfilam pelo território, de mais de 50.000 m². Trilhas íngremes levam a pontos privilegiados para a observação da região. Para completar a diversão, há campo de futebol soçaite, quadra poliesportiva e playground.

Onde fica

Rua Santos Dumont, no bairro Tabuazeiro. O parque fica na esquina com a rua Jácomo Forza
Telefone: (27) 3132-7291 (administração).
Horário de funcionamento: De terça a domingo, inclusive feriados, das 7 às 17 horas.

4 – Parque Von Schilgen

Parque Chácara Von Schilgen | Foto: André Sobral

Em pleno coração da Praia do Canto, no Morro do Gajuru, com uma área de 71.259,27 m², o espaço é perfeito para meditação e caminhadas. O parque conta com lindas paisagens e trilhas e preserva as duas residências da família de Nicolau Von Schilgen, uma delas do começo do século XX.

Onde fica

Avenida Saturnino de Brito, 595, Praia do Canto
Telefone: (27) 3235-9862.
Horário de funcionamento: De terça a domingo das 7 às 17 horas.

5 – Parque Dom Luiz Gonzaga Fernandes

Localizado no bairro Redenção, o parque foi criado com o objetivo de proteger o manguezal da Baía de Vitória e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, turismo e lazer em contato com a natureza. O parque conta com áreas de lazer, academia popular e áreas esportivas.

Onde fica

Rua da Coragem, s/n, Bairro Redenção
Horário de Funcionamento:Aberto de terça a domingo, inclusive feriados, das 8 às 17 horas.

6 – Parque Vale do Mulembá

Parque Vale do Mulembá | Foto: André Sobral

Reaberto para visitação pública no dia do aniversário de Vitória (8 de setembro), depois de quase dez anos fechado, o parque tem toda infraestrutura para receber moradores, turistas e pesquisadores. Em uma área de 142 hectares, o parque é uma reserva de Mata Atlântica habitada por espécies raras, como o sagui-da-cara-branca e o gavião-carijó, e cortada por várias nascentes. Trilhas levam a mirantes dos quais se avistam toda a cidade, com destaque para o manguezal e a orla da capital. Com uma área correspondente a quase 200 campos de futebol, no Maciço Central de Vitória, o Parque Vale do Mulembá tem limites com os bairros Joana D´Arc, Conquista, Redenção, São José, Tabuazeiro e São Cristóvão.

Toda essa área apresenta vegetação de Mata Atlântica de encosta, topos como o Morro do Parapente, com 185 metros de altura, fauna silvestre, nascentes e o Vale do Mulembá, do fundo do qual é retirada a argila, matéria-prima para a confecção das tradicionais panelas de barro.

Onde fica

Acesso pela Rua Miguel Arcanjo Moreira, no Bairro Joana D’Arc
Horário de Funcionamento: Aberto de terça a domingo, inclusive feriados, das 7 às 17 horas.

7 – Parque Barão de Monjardim

Com acessos pelos bairros Santa Cecília, Lourdes e Santos Dumont, o Parque Municipal Barão de Monjardim conta com campo de futebol de grama sintética, playground, Academia Popular para a Pessoa Idosa, banheiros públicos, vestiário, jardins e bancos. Boa parte do parque conta com árvores que foram introduzidas durante processo de reflorestamento, possui 79.711,19 m² de extensão.

Além de aliar lazer, esporte e consciência ambiental, o Parque Barão de Monjardim conserva variadas espécies nativas da Mata Atlântica. Um de seus maiores atrativos é a vista para a Pedra dos Olhos, um dos pontos culminantes da capital, com seus 296 m de altitude.

Onde fica

Rua Engenheiro Alencar Araripe, s/nº (Santa Cecília);
Rua Flávio Abaurre (Bairro de Lourdes)
Rua José Francisco Bertholdo (Bairro Santos Dumont) – Ver no mapa
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias, das 5 às 22 horas.
Fechado nas segundas entre 9 e 17h para manutenção.

Por Edlamara Conti


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *