Alesinha é finalista em premiação nacional

Alesinha é a primeira assistente virtual implantada em um Parlamento estadual | Foto: Leonardo Duarte

A Alesinha, ferramenta de Inteligência Artificial (IA) que agiliza a busca de conteúdos no portal da Assembleia Legislativa (Ales), é finalista do Prêmio Case de Sucesso, conferido pela empresa it4CIO.

A premiação é realizada desde 2010 pela empresa especializada no relacionamento entre pessoas e objetiva divulgar iniciativas de sucesso implantadas em uma companhia e a troca de experiências entre profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) de todo o Brasil.

Conforme o diretor TI da Ales, Dorimar Mandatto, ao participar da disputa o Legislativo estadual busca mostrar ao país o que a Alesinha representa em termos de avanços nos aspectos da transparência e da maior proximidade com os públicos interno e externo com os quais interage.

“O Prêmio Case de Sucesso intenciona dar visibilidade ao trabalho de implantação de uma solução estratégica em uma organização, estimulando o compartilhamento de experiências entre profissionais de TI de todo o Brasil”, acrescentou Dorimar.

A Alesinha é a primeira assistente virtual implantada por uma Assembleia Legislativa no país. O ineditismo do robô virtual que interage e ajuda os cidadãos que buscam os serviços da Casa legislativa chegou, inclusive, a ser destaque na imprensa.

Premiação

Prêmio Case de Sucesso da it4CIO acontece de forma híbrida, no período entre 14 e 17 de outubro. O evento será realizado de forma presencial em Foz do Iguaçu (PR) e terá também participação por videoconferência para quem não puder se deslocar até a cidade paranaense.

Além da Alesinha, projeto desenvolvido por outra instituição capixaba, o Prodest (Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo), também foi selecionado pela disputa do troféu Case de Sucesso.

Unale

A Alesinha também disputa a segunda edição do Prêmio Unale Assembleia Cidadã, realizado pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). A premiação objetiva Incentivar a modernização dos processos legislativos, o atendimento humanizado ao cidadão e a melhoria da sociedade como um todo. Os vencedores serão conhecidos na 24ª Conferência da Unale, que acontece de 24 a 26 de novembro em Campo Grande (MS). Em 2019 a Ales foi a primeira colocada na categoria atendimento ao cidadão com o Espaço Assembleia Cidadã. 

Por Wanderley Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *