Jacqueline Moraes assina termo de adesão do ‘Agenda Mulher’ em Marataízes

Foto: Itamar Freire/Vice-Governadoria

A vice-governadora do Estado do Espírito Santo, Jacqueline Moraes, participou, nesta quinta-feira (14), em Marataízes, no espaço cultural da Feira Municipal de Artesanato, do evento de celebração da assinatura do termo de adesão ao programa de cooperação técnica do “Agenda Mulher”. O município é o primeiro do sul do Estado a aderir ao projeto. A cerimônia contou ainda com apresentações artísticas e culturais, além de interação com mulheres que participaram das ações do programa no município.

Além de Jacqueline Moraes, assinaram o documento o vice-prefeito de Marataízes, Jaiminho Machado, e o secretário municipal de Assistência Social, Habitação e Trabalho, Erimar Lesqueves.

O Programa “Agenda Mulher” foi criado em 2019 e tem o intuito de dar visibilidade e empoderar mulheres, por meio do empreendedorismo, da capacitação profissional e do auxílio nos âmbitos emocional, social e político. “A luta das mulheres na sociedade nunca foi fácil, portanto, é necessário ter representatividade. Nós, mulheres, temos capacidade intelectual de fazer tudo que os homens fazem. Esse projeto é para toda a sociedade: para as mulheres, para os homens, para os jovens, para dialogar e trazer essas discussões sobre violência, silenciamento feminino, igualdade de gênero e entre tantos outros assuntos, para as principais conversas”, pontuou a vice-governadora.

O vice-prefeito de Marataízes, Jaiminho Machado, falou sobre a satisfação do município em poder disponibilizar mais essa ferramenta de ajuda a fomentar a oportunidade de emprego e renda, com foco nas mulheres. “É um momento importante e agora é trabalhar para colocar tudo em prática, com políticas públicas que efetivamente façam a diferença para melhor na vida das pessoas”, enfatizou.

Também estiveram presentes, prestigiando a solenidade, a primeira-dama de Marataízes, Samantha Oliveira, vereadores, secretários de Marataízes e de municípios vizinhos, além de representantes da sociedade civil.

Agenda

Ainda pela manhã, Jacqueline Moraes participou de uma palestra na Escola Domingos José Martins com o tema “Diálogos em Rede”, que debateu a importância da estabilidade emocional para a administração e o êxito de um empreendimento.

Já na parte da tarde, a vice-governadora fez uma visita técnica em setores da Secretaria de Assistência Social de Marataízes, para acompanhamento de programas, projetos e ações pertinentes. Os locais visitados foram o Centro de Referência da Assistência Social, o Centro de Referência Especializado da Assistência Social e a Igreja Presbiteriana, onde é realizado o Qualificar ES Mulher.

Jacqueline Moraes participou ainda de uma visita à “Casa Rosa”. No local, foi realizada uma ação referente à campanha Outubro Rosa para conhecer o funcionamento da unidade e a função dos profissionais na prevenção do câncer de mama.

O Outubro Rosa é o mês dedicado anualmente à prevenção do câncer de mama e de colo do útero. O objetivo é conscientizar e alertar a população feminina sobre a eficácia das atitudes para um diagnóstico precoce da doença, tais como o autoexame de toque e o exame de mamografia. Em razão disso, a “Casa Rosa” promove atendimento às mulheres com consultas a obstetras e ginecologistas, realização de ultrassonografias, exames laboratoriais, entre outros.

Por Íris Carolina Miguez


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *