Ecoagentes finalizam capacitação em atitude sustentável realizada por Portocel

A Formação de Ecoagentes faz parte do Programa de Educação Ambiental de Portocel e teve a participação de 50 lideranças e moradores da Barra do Sahy, Barra do Riacho, Santa Marta e Vila do Riacho, em Aracruz

Buscando promover e multiplicar atitudes sustentáveis junto à sociedade, Portocel realizou, de maio a outubro deste ano, a Formação de Ecoagentes, uma iniciativa do Programa de Educação Ambiental de Portocel (PEA), que conta com a participação de representantes das comunidades de Barra do Riacho, Barra do Sahy, Vila do Riacho e Santa Marta, de Aracruz. Na capacitação, que aconteceu em formato on-line e teve quatro módulos, os Ecoagentes reforçaram conceitos e práticas sobre atitudes sustentáveis.

As capacitações contaram com o apoio da Prefeitura de Aracruz, representada nos encontros pela gerente de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de AracruzIvone Lyra. A Formação de Ecoagentes é uma ação realizada pelo PEA de Portocel desde 2015 e a cada ano se fortalece, envolvendo e conscientizando mais pessoas na região. “Chegamos ao fim de mais uma jornada de capacitação voltada para a preservação do meio ambiente. Empresa e comunidade estão com os mesmos focos: cuidar e preservar a natureza”, afirmou Gislene Rabelo, analista de Sustentabilidade de Portocel.

Cleonice Ridouphi, de Vila do Riacho | Foto: P6 Comunicação

Dentre os temas abordados nos quatro módulos estão “Hortas e Jardins”, “Atitudes Sustentáveis”, “Consumo Consciente” e “Compostagem”. Ao todo, 50 pessoas das comunidades concluíram a formação de Ecoagentes. Uma delas foi Cleonice Ridouphi, de Vila do Riacho, que fala da sua percepção: “É muito gratificante poder colaborar com a natureza de forma consciente.  Já coloquei em prática o método da compostagem e minhas plantas no quintal já ganharam mais vida.  A separação do lixo é de extrema importância para todos nós. Não vejo a hora de podermos retornar aos nossos encontros presenciais, que são de grande valia para nossa comunidade. Só tenho que agradecer por ter interagindo neste projeto tão valioso”.

Patrícia Aparecida Viana da Luz, de Barra do Riacho | Foto: P6 Comunicação

Patrícia Aparecida Viana da Luz, de Barra do Riacho, participou juntamente com o marido e gostou da experiência. “Todo o conhecimento que tivemos no curso foi maravilhoso. Algumas atitudes sustentáveis nós já tínhamos, mas esse curso foi um divisor de águas pra nós. Estamos mais atentos a pequenos detalhes e hoje vemos o valor de cada pequeno gesto de conscientização. Agora temos o desafio de repassar e ensinar o que aprendemos aos nossos amigos, vizinhos e parentes.  Somos Ecoagentes e essa luta não podemos perder”, afirma com entusiasmo.

Comprovando o valor das atitudes sustentáveis, Portocel presenteou os Ecoagentes com uma Ecobag feita com sobras de lonas de banners não mais utilizados e que seriam descartados. As bolsas foram confeccionadas pelas mulheres da Associação de Artesãs da Barra do Riacho (Criarte).

“Portocel acredita que dedicação carrega o mundo e a Formação de Ecoagentes nos faz acreditar que é possível ir além e ter as comunidades como grandes e importantes parceiras. As campanhas educativas e outras ações do PEA de Portocel são de extrema importância para cumprir esse propósito”, finaliza Julio Lourenço, Gerente de Estratégia, Novos Negócios e Gestão de Portocel. 

Por Rogéria Gomes


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *