Dia D: sábado (23) é dia de levar cães e gatos para vacinar contra a raiva em Linhares

Foto: Divulgação

Neste sábado, dia 23, é dia de levar os cães e gatos para um compromisso importante em Linhares, região norte do Espírito Santo: ganhar a vacina contra a raiva. O Dia D da doença será das 8 às 16 horas em diversos pontos de vacinação nos bairros.

Até o momento, já foram vacinados 16.081 animais, sendo 12.549 cães e 3.532 gatos. A meta da Vigilância é vacinar 30 mil animais somando o interior com os bairros do município. Os números representam mais de 90% da população de animais.

O Dia D de vacinação será voltado para cães e gatos a partir de 90 dias de vida. As fêmeas, que estejam prenhes ou em amamentando, também poderão ser vacinadas. Os proprietários deverão apresentar carteira de vacinação e caso não tenham, receberão uma no ato da vacinação. Animais doentes ou em tratamento não serão vacinados, podendo assim, receber a vacina quando encerrar o tratamento.

Segundo o assessor técnico da Vigilância Ambiental, Sérgio Lubiana, o Dia D de vacinação será realizado para facilitar o acesso da população à aplicação da vacina em seus animais de estimação. “Vamos disponibilizar vários pontos de vacinação, para alcançar as pessoas que encontram dificuldades em se dirigir até a UVZ, no bairro Três Barras”, afirmou.

“Já ultrapassamos a nossa meta de vacinação no interior. Com relação ao ano passado, já foram imunizados 2.700 animais a mais até a data de hoje. Nossa expectativa é vacinar mais de 30 mil cães e gatos até o final do Dia D de vacinação”, pontuou Lubiana.

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a campanha de vacinação contra raiva no dia 12 de julho percorrendo o interior do município, imunizando cães e gatos.

Por Alexandre Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *