Espírito Santo regulamenta concessão do Selo Arte para produtos de origem animal

Fotos: Claudio Costa/Seag

Durante a Exposul Leite, evento que acontece em Cachoeiro de Itapemirim, o diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) assinou a Instrução Normativa nº 17, que regulamenta a concessão do Selo Arte para produtos de origem animal, que são produzidos artesanalmente por agroindústrias do Estado.

Atualmente, o Selo Arte é concedido apenas para o Socol. Com a publicação da Instrução Normativa nº 17, a concessão valerá para todas as cinco categorias de produtos de origem animal: produtos cárneos, produtos lácteos, pescados, ovos e produtos de abelhas e derivados.

Segundo o diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo, Mário Louzada, a regulamentação se deu por meio do diálogo com a sociedade civil, produtores rurais, associações e cooperativas. “O Idaf se empenhou para atender a esta demanda urgente do setor. A regulamentação abre o mercado nacional para agroindústrias que produzem alimentos artesanalmente no nosso Estado, atendendo às exigências higiênico-sanitárias, estabelecidas legalmente”, salientou.

Louzada destacou ainda que as agroindústrias capixabas, que, muitas vezes, são oriundas de trabalho familiar, têm uma produção de alta qualidade. “Estamos dando a oportunidade para estas agroindústrias crescerem ainda mais, aumentando emprego e renda e a valorização dos produtos em todo o País”, acrescentou.

No evento, o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto, ressaltou a importância da iniciativa para os agricultores capixabas. “O Selo Arte agrega valor ao produto, amplia o mercado de vendas da agroindústria, que é fator fundamental para a divulgação da produção artesanal no nosso Estado”, enfatizou.

Para requerer o Selo Arte, os agricultores capixabas precisam obrigatoriamente estar registrados em um serviço de inspeção oficial. Também é necessário que os produtos sejam de fato artesanais, pois serão avaliados por auditoria específica para comprovar se os requisitos da produção estão sendo cumpridos.

Estiveram presentes no evento cooperativas, produtores rurais, associações, além do secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto; o presidente da Federação da Agricultura do Espírito Santo (Faes), Júlio Rocha; prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho; o deputado estadual Emílio Mameri; secretário municipal da Agricultura, Paulo Miranda; presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Cachoeiro de Itapemirim, Wesley Mendes; presidente regional do Sicoob, Rubens Moreira, e o presidente da empresa Selita, Leonardo Monteiro.

Por Rafaely Lyra


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *