Fórum vai reunir gestores agropecuários dos municípios baianos

A iniciativa busca estimular o desenvolvimento dos setores agropecuário e agroindustrial | Foto: Arnaldo Fagundes

Foi publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia, hoje (22), a Portaria 70/2021 que institui o Fórum Estadual de Gestores da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Feagri), que está aberto à adesão dos 417 municípios do estado. Idealizado, criado e com coordenação geral da Seagri, o fórum será constituído por gestores municipais das esferas de desenvolvimento da agropecuária, secretários ou diretores ou coordenadores. E para de imediato iniciar as ações do Fórum, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) anuncia a realização do primeiro encontro dia 29 de novembro, na sede da União dos Municípios da Bahia, em Salvador.

“Trabalhamos muito para a formatação desse Fórum, que acho imprescindível para levar a Bahia a patamares ainda mais elevados no setor da agropecuária, em suas diversas cadeias produtivas. O agronegócio na Bahia é gigante, vem batendo recordes seguidos, mas precisamos crescer ainda mais, integrando a maior quantidade possível dos municípios a esse agigantamento”, comenta o titular da Seagri, secretário João Carlos Oliveira, que é também o coordenador geral do Fórum.

O Feagri propõe-se a auxiliar os municípios nas ações de formação e capacitação em gestão e em políticas públicas dos setores ligados aos negócios do campo, fomentando parcerias institucionais entre municípios e órgãos estaduais. Outro objetivo da iniciativa é fortalecer a participação da sociedade civil e do controle social por meio da criação de Conselhos Municipais específicos que tratem da agricultura, da pecuária, da irrigação, da pesca e da aquicultura, dentre outras ações.

A iniciativa busca, ainda, estimular o desenvolvimento dos setores agropecuário e agroindustrial, sempre tendo em vista a ampliação da sustentabilidade ambiental, a integração das cadeias produtivas, o impulsionamento econômico e social. Dessa forma, busca-se incrementar a geração de emprego e renda nas diversas cadeias produtivas do agronegócio baiano, “ampliando os benefícios de sua produção por todos os municípios do estado, atingindo os diversos extratos de nossa sociedade, com ênfase no crescimento socioeconômico dos menos favorecidos”, como salienta João Carlos Oliveira.

No primeiro encontro do Feagri, dia 29 de novembro, haverá todo um dia de programação, com diversas palestras nas quais se pretende, de forma ampla, apresentar oportunidades e desafios do setor agropecuário da Bahia. Dessa forma, serão apresentados dados do setor agropecuário e desenvolvidos temas como a tecnologia e o digital no campo, captação de recursos para a área rural, oportunidades na piscicultura, cenário da produção orgânica, saúde animal e vegetal, políticas públicas para o setor agropecuário, serviço de inspeção municipal, dentre outros.

Adesão 

A inclusão dos municípios e seus gestores ao Feagri se dá através de adesão. Para realizá-la, o gestor só precisa preencher a ficha que está disponível no site da Seagri e também ao final desta matéria. O gestor do município interessado em integrar o Feagri deve preencher o termo e enviá-lo para o email feagri@seagri.ba.gov.br.

“Nossa intenção é de que consigamos, logo em um primeiro momento, a adesão de um grande número de municípios baianos ao Feagri e, com o tempo, irmos incorporando mais e mais cidades. Essa iniciativa certamente aproximará experiências e realidades dos diversos territórios de nosso estado e, com isso, iremos proporcionar uma melhor sinergia entre os diversos projetos e especificidades, em uma troca constante de experiências e, também, em um contínuo movimento de capacitação e reciclagem dos agentes públicos municipais”, conclui o secretário da Agricultura da Bahia.

Por Ascom/Gov/BA


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *