Semana Nacional do Livro e da Biblioteca começa na próxima segunda (25)

Instituída pelo Governo Federal em 1980 e comemorada entre os dias 23 e 29 de outubro, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca completa 41 anos de existência em 2021. O período comemorativo, incentiva a leitura e a construção do conhecimento, por meio da difusão do livro, da informação e do acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais.

Para celebrar a ocasião a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, em Vitória, região metropolitana do Espíírito Santo, anunciam uma programação especial que tem início na próxima segunda-feira (25) e vai até sexta-feira (29).

Todas as atividades previstas fazem parte do projeto “Viagem Pela Literatura”. Entre as ações programadas estão: contações de histórias, “Encontro com o Escritor”, “Clube da Leitura”, “Sarau Poético”, lançamento de livros, e oficinas de artes.

A novidade fica por conta das locações. Toda a programação será desenvolvida em diferentes ambientes de modo presencial e também virtual. Parques, prédios históricos e canais na Internet serão áreas onde o incentivo a prática da leitura será prioridade absoluta, é o que garante o secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno.

“Desde que assumimos, há 10 meses, recebemos do nosso prefeito, Lorenzo Pazolini, a orientação de “sair da caixa” e levar a Cultura a diferentes espaços em diferentes bairros da capital. Essa é a nossa proposta! Cultura acessível e sem distinção entre as diferentes regiões do nosso município”, afirmou o secretário.

Encontro com o escritor

Abrindo a agenda de comemorações da “Semana Nacional do Livro e da Biblioteca”, na próxima segunda-feira (25),  às 10h30, ocorre o “Encontro com o Escritor” com Wagner Silva Gomes. A ação será na sede da biblioteca, no Casarão Cerqueira Lima, que fica no Centro Histórico de Vitória.

Praticante e amante do “olhar periférico da molecagem que enxerga as coisas poeticamente”, como ele mesmo diz, Wagner é licenciado em Letras-Português e pós-graduado em Cinema e Linguagem Audiovisual.

Entre as obras do poeta, romancista, professor e educador social, estão os títulos “Classe Média Baixa” e “Nix: Microfone por Tubos de Ensaio”.

Clube da Leitura

Na parte da noite, também na segunda-feira (25), acontece via plataforma Google Meet, a partir das 19 horas, o tradicional “Clube da Leitura”.

A atividade virtual, que chega em outubro a sua 15ª edição, foi criada durante o período de pandemia.

Os encontros são realizados sempre na última segunda-feira de cada mês. Neles, os participantes do clube escolhem obras para realizar a leitura compartilhada e têm a oportunidade de trocar impressões e experiências vivenciadas diante de cada título.

O livro do mês será o clássico de Jorge Amado: “A morte e a morte de Quincas Berro D’Água”.

Os interessados em participar, podem enviar email para bmvitoria@vitoria.es.gov.br ou bmunicipalvitoria@gmail.com, informando nome, email e telefone celular. O link será enviado um dia antes por email.

Teatro de bonecos

No segundo dia de atividades, na terça-feira (26), o público deverá se dirigir até o Parque Horto de Maruípe, às 09 horas ou às 14h30. Por lá ocorrem duas sessões de contação de histórias com o ator bonequeiro e escritor de literatura infantil, Cleyton Passos.

Com mais de 20 livros publicados, o autor contará histórias por meio do teatro de bonecos “Turma do Frederico”.

Fique atento a programação

Segunda (25)

O que: “Encontro com o Escritor” – Wagner da Silva Gomes

  • Horário: 10h30
  • Onde: Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim – Casarão Cerqueira Lima – Rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta – Centro Histórico de Vitória
  • O que: “Clube da Leitura”
  • Horário: 19 horas
  • Onde: Plataforma virtual Google Meet (inscrição necessária por e-mail bmvitoria@vitoria.es.gov.br ou bmunicipalvitoria@gmail.com

Terça (26)

O que: Contação de Histórias com teatro de bonecos – Cleyton Passos

  • Horário: 9h e 14h30 (apresentações de 50 minutos)
  • Local: Parque Horto de Maruípe – Av. Maruípe, 1750, Maruípe – Vitória.

Quarta (27)

O que: Contação de histórias com o grupo “Chão de Letras”

  • Horário: 14h30
  • Local: Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim – Casarão Cerqueira Lima – Rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta – Centro Histórico de Vitória

Quinta (28)

O que: Lançamento do Livro “A Viagem da Gotinha”, contação de histórias e oficina de arte com a autora Consuelo Pagani

  • Horário: 15 horas
  • Local: Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim – Casarão Cerqueira Lima – Rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta – Centro Histórico de Vitória

Sexta (29)

O que: “Hora da Poesia” – Brenda Neves, Ryan Carvalho e Sonia Rosseto

O que: “Encontro com o Escritor” e contação de histórias – Lilian Menenguci

  • Horário: 14h30
  • Onde: Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim – Casarão Cerqueira Lima – Rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta – Centro Histórico de Vitória

O que: sarau poético musical ” Saindo do Mar” com Betho Penedo e Banda Gauche e lançamento do livro Gauche “A procura da poesia 3” de Betho Penedo

  • Horário: 19 horas
  • Onde: Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim – Casarão Cerqueira Lima – Rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta – Centro Histórico de Vitória.

Por Pedro Vargas


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *