Guerino Zanon visita feira de mães empreendedoras de Linhares

O evento foi realizado no último sábado (23) no supermercado Oriundi, no bairro Três Barras, e contou com a participação de 20 mães empreendedoras do Município | Fotos: Felipe Tozatto

Ser mãe muda a vida de uma mulher, tanto no pessoal como no profissional. E com a chegada de um bebê elas costumam se dividir entre dois cenários: buscar renda extra para sustentar a criança ou adaptar sua rotina para conciliar o trabalho com os cuidados com a criação. Com isso, o número das mães que viram empreendedoras vem crescendo, e elas veem no empreendedorismo uma excelente alternativa para passar mais tempo com os filhos.

Conectadas com essa realidade, 20  mães de Linhares, na região norte do Espírito Santo, se uniram e realizaram a segunda edição da Feira das Mães Empreendedoras realizada no último sábado (23) no supermercado Oriundi, no bairro Três Barras. O prefeito Guerino Zanon visitou a feira e percorreu os 12 estandes montados no espaço para divulgar o trabalho e os serviços oferecidos pelas mães empreendedoras, desde bazar de roupa infantil até brinquedos educativos, cenário de fotos profissional e roupas ecologicamente corretas e dicas de coloração pessoal.

Fazer a roda gigante do empreendedorismo girar. É com essa frase que a idealizadora do projeto Gilmara Caliman, explica que para participar do evento, as empresárias precisaram se preparar, e mais do que isso entender que o movimento tem um víes social. Parte do que foi arrecadado na feira é destinado a ações que visam ajudar mães e famílias em vulnerabilidade social.

“Para que pudessem estar aqui, foi mais de um ano trabalhando gestão, muitas se formalizaram para vir para essa feira. Quando nós mulheres empreendemos, isso reverbera no social, na educação, na qualidade de vida da família. Normalmente, a maioria das empreendedoras se envolve em projetos sociais, então é muito além do negócio, toca a autoestima”, avalia.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon destaca que cada dia mais as mulheres têm conquistado seus espaços no comando de novos negócios, o que tem impulsionado o empreendedorismo feminino não somente em Linhares, como em todo o Espírito Santo.  “Esse movimento de mães empreendedoras vêm dando visibilidade às empresas maternas, fomentam o consumo de seus produtos e estimulam uma economia criativa, colaborativa e consciente, que se retroalimenta dentro de um ecossistema empreendedor, favorecendo o empoderamento financeiro de mulheres-mães”, explica o prefeito.

O empreendedorismo materno cresce a cada ano em Linhares e o projeto Mães Empreendedoras tem trabalhado para qualificação de empreendedoras e apoiando mães do mercado de trabalho. No entanto, empreender tem os seus desafios.

É o que explica a empreendedora-mãe Heloisa Vital, da loja Tikrê, que aprendeu a conciliar a maternidade, a profissão e o empreendedorismo em sua vida. “É desafiador abrir um negócio, principalmente, em tempos de pandemia, o que acabou atrasando nosso projeto em um ano, mas não impediu a gente de realizar nosso sonho. “O dia a dia é uma loucura total, mas empreender é necessidade e ousadia das mães para que consigam estar próximas aos filhos”, relata Heloisa.

Para ela, o segredo é conciliar equilíbrio entre bem-estar familiar e trabalho. “O esforço vale a pena. Quando eu vejo pessoas que trabalham com carteira assinada, por mais que tenham um bom salário, ainda não consigo ver o dinheiro pagando os momentos de rotina que eu consigo ter com meus filhos”, detalha.

Gilmara Caliman revela que em alguns casos, empreender acaba sendo a melhor forma que as mães encontram para manter a renda da família. “Queremos ampliar a consciência de que, ao investir numa empresa materna, sustentamos a possibilidade de uma mãe se manter ativa profissionalmente, impactamos no crescimento dessa empresa e apoiamos também uma causa”, revela.

Com o sucesso da segunda edição, a previsão das mães empreendedoras é que a próxima feira seja realizada no primeiro trimestre de 2022.

Por Alexandre Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *