Legislativo capixaba celebra 30 anos de emancipação de Irupi

O proponente da solenidade foi o deputado Dary Pagung (PSB) | Fotos: Ellen Campanharo

Trinta e três pessoas foram homenageadas com comendas, placas e certificados durante sessão solene que comemorou os 30 anos de emancipação política do município de Irupi, conhecido como a Princesinha do Caparaó, no Espírito Santo. A cerimônia foi realizada na tarde desta quinta-feira (28) no Plenário Dirceu Cardoso.

O proponente da solenidade foi o deputado Dary Pagung (PSB), que ressaltou a importância dos homenageados para o desenvolvimento da cidade. Ele destacou os desafios que envolvem as melhorias que o município necessita. “Se antes precisava abrir estradas, hoje pavimentá-las se faz necessário. Se era preciso construir escolas e postos de saúde, é o momento de não só reformá-las, mas ampliá-las e construir outras, mais modernas”, disse.

Edmilson Meireles de Oliveira (MDB)

Estiveram presentes o atual prefeito de Irupi, Edmilson Meireles de Oliveira (MDB), e o ex-vice-prefeito e sobrinho do primeiro prefeito do município, Milton Luiz Barbosa. Eles recordaram o processo de emancipação da cidade. “O ex-deputado Paulo Lemos foi o mentor da emancipação. Passamos a noite aqui em Vitória para ficar na Assembleia esperando a votação”, falou o primeiro. “Dormimos no Ginásio do Deares (Centro Esportivo Jayme Navarro de Carvalho) só com colchão, sem travesseiro ou coberta. Votaram só na tarde do dia seguinte e conseguimos”, completou Barbosa.

Dary Pagung (PSB)

“São mais de 20 anos que separam as duas administrações aqui representadas por Milton e Edmilson, mas acredito que ambos compartilharam o mesmo projeto: viver num município cada vez mais próspero”, pontuou Pagung.

Além dos citados, fizeram parte da mesa o subsecretário de Estado da Casa Civil, Marcos Delmaestro; o vice-prefeito de Irupi, Paulino Lourenço da Silva (PP); os vereadores Oseas Pires (PSB), José Teodoro de Almeida (PTB), Romildo Afonso (MDB) e Jalminha (MDB); o ex-vereador Davi Afonso da Silva; o chefe de gabinete da prefeitura, Abercílio Machado de Oliveira; e o Pastor Oniel Storck.

Irupi

Localizado a cerca de 200 quilômetros de Vitória, no sul do Estado, região do Caparaó, Irupi fazia parte da cidade de Iúna quando obteve sua emancipação por meio da Lei 4.520/1991. A instalação do município, porém, ocorreu apenas em 1º de Janeiro de 1993, após a primeira eleição direta para prefeito, que culminou com a vitória de Mário Luiz Barbosa.

Anteriormente chamada de Cachoeirinha de Rio Pardo, em 1943 o distrito teve o nome alterado para Irupi, que na linguagem tupi-guarani significa “amigo belo e águas tranquilas”. Hoje, o município possui pouco mais de 13 mil habitantes e tem como base econômica a cultura cafeeira.

Confira os nomes dos homenageados:

Comenda Domingos Martins

Mário Luiz Barbosa (Representado por Milton Luiz Barbosa)
Edmilson Meireles de Oliveira

Placas

Paulino Lourenço da Silva
Conceição Procópio Bazílio de Melo
Sebastião Augusto de Oliveira (Representado por Nilzinei Dias)
Osvaldo Teodoro de Almeida
Nilza Fernandes de Souza
Osias Gomes de Freitas (Representado por Jalmas Raider de Freitas)
Davi Afonso da Silva
José Barbosa de Oliveira
Oniel Storck
Norma Fernandes Machado (In Memoriam, representada pelo filho Abercílio Machado de Oliveira)

Certificados

Alexandrina Gomes de Andrade
Laudeci Pontes da Silva
Ernestinho José Gonçalves
Osmar Tomaz
Germano Nogueira da Costa
Eutenice Tomaz Machado
Nilson Gomes da Costa
Gérson Gomes do Nascimento
Terezinha Soares da Costa
Ivanir Gomes Machado
Manoel Florindo de Freitas
José Gonçalves (Representado por Leia Gonçalves)
Hésio Antônio da Costa
Alenir Gomes de Lima (Representado por Ordália Gomes Soares de Oliveira)
Francelino Batista Ferreira
José Barbosa Ferreira
Arildo Domingos Lomar
Antônio Trevenzoli
João Emerick Braga
Adão Rimes
Perílio Barbosa (In Memoriam, representado por Milton Luiz Barbosa)

Por Gleyson Tete


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *