Parque Estadual de Itaúnas comemora 30 anos com ações ambientais educativas

As ações, que serão híbridas e presenciais, começam nesta segunda | Foto: Divulgação/Iema/ES

Criado em 08 de novembro de 1991, o Parque Estadual de Itaúnas (PEI), localizado em Conceição da Barra, região norte do Espírito Santo, completa, nesta segunda-feira (08), 30 anos. Reconhecido pelas belezas naturais de suas praias, suas dunas, além da riqueza histórica e cultural, o parque é o mais visitado do Estado, recebendo cerca de 100 mil pessoas por ano. E para celebrar o aniversário, serão realizadas diversas atividades ao longo do mês.

As ações, que serão híbridas e presenciais, começam nesta segunda, com a inauguração da Exposição Fotográfica: 30 anos do Parque Estadual de Itaúnas, na sede da Unidade de Conservação. As imagens ficarão expostas durante todo o mês. Ainda nesta segunda, será realizada a live “Histórias do Parque”, a partir das 19 horas, no canal do PEI no YouTube.

Já na sexta-feira (12), também às 19 horas, será realizada a live com o resultado do 2º Concurso de Fotos do PEI, com fotos registrando as belezas do parque sob o olhar de moradores e turistas. A live também será transmitida pelo canal do parque no Youtube.

No sábado (13), será inaugurada Trilha de Itaúnas – Trecho Sul. Este é o primeiro trecho a ser aberto ao público, de uma trilha que vai cortar todo o parque e terá, ao todo 30 quilômetros. Para inaugurar esta primeira etapa, será realizada uma caminhada e um passeio ciclístico. A concentração será a partir de 8h30, na quadra poliesportiva da vila.

Já no dia 20 de novembro, vai ser a vez da Descida Ecológica do Rio Itaúnas. A ação tem concentração às 8 horas e saída às 8h30, na sede do Parque. O percurso tem cerca de 10 quilômetros e pode ser feito de caiaques/botes individuais, duplos ou triplos, canoas e pranchas de stand up. Para quem não tem caiaque, canoa ou prancha próprios, haverá caiaques dos parceiros disponíveis para aluguel. Dessa forma, para quem não tem caiaque próprio as vagas são limitadas ao número de caiaques disponíveis.

Ainda serão realizadas, ao longo do mês, atividades envolvendo os alunos da escola de Itaúnas, como o plantio de mudas e um CineClube. Os estudantes também visitarão a exposição fotográfica para aprender mais sobre a história do Parque Estadual.

Por Karolina Gazoni


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *