A previsão é de muita chuva pelo Brasil

Foto: Pixabay

“A partir do início da próxima semana, as chuvas voltam a ocorrer em toda a Região Sul e também ocorrem em toda a Região Norte, Centro-Oeste e boa parte do Sudeste. A terceira semana de novembro promete ser uma das mais chuvosas do ano”. A previsão é de Tiago Robles, meteorologista de Meteroed.

Desde o início de outubro, relembra, as chuvas vêm ocorrendo em todas as regiões do país, concentrada em primeiro momento no centro-sul e posteriormente se deslocando mais para a Região Nordeste neste mês de novembro, não deixando de cair de forma volumosa nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte. 

“De fato, o período úmido iniciou de forma excepcional, com volumes acima da média em todas as regiões no mês de outubro. Em novembro, até o momento, as chuvas já superaram em até mais de 100 mm o acumulado médio mensal no centro-norte e há expectativa de mais chuva”, aponta o especialista.

No centro-sul, aponta Robles, a próxima semana pode contribuir em muito para o atingimento da média, principalmente entre os estados de São Paulo, do Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais e de Goiás.

“Há vários fatores que vêm influenciando e contribuindo para este início de período úmido chuvoso: um oceano Atlântico Sul mais aquecido na porção centro-norte, principalmente na Região Nordeste e uma Oscilação de Madden-Julian atuando em neutralidade e em fases favoráveis à convecção no centro-norte do país. No entanto, é a Oscilação Antártica que está definindo onde a umidade deve se concentrar”, explica ele.

“A projeção aponta para um tendência negativa dentro de valores positivos, proporcionando um deslocamento da umidade mais para sul e favorecendo o locacional da precipitação mais volumosa sobre as regiões Centro-Oeste e Sudeste. Essa mesma tendência, contribui para a incursão de sistemas frontais e a atuação de cavados no centro-sul, aumentando a probabilidade de chuva também para a Região Sul”, conclui.

Por Leonardo Gottems | Agrolink


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *