Café produzido em Linhares participa da Semana Internacional do Café

O café do vencedor da 4ª edição do Concurso de Qualidade do Café Conilon de Linhares, região norte do Espírito Santo, Lúcio Passamani, está no estande do Espírito Santo e participará da rodada de negócios na Semana Internacional do Café (SIC 2021) que está sendo realizada em Belo Horizonte (MG). O SIC é o principal evento do mercado de café do país e um dos principais do mundo.

Fotos: Ascom/Agricultura

Estão no estado mineiro o secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, o diretor de Agricultura e Aquicultura, Rafael Breda Buffon, o pesquisador da Unidade de Referência em Qualidade de Café do Incaper, José Altino Machado Filho e a neta do Lúcio, Ariadna Passamani Benicá, que é do distrito de São Rafael.

Ariadna, estudante de Agronomia, contou que desde criança nutri uma paixão pelo Conilon e comentou sobre a satisfação de representar a família e ter o café do avô exposto em um evento internacional.

“Estou completamente encantada e emocionada em participar do evento e representar minha família, em especial o café do meu avô. O mercado do Conilon está crescendo, o que nos dá uma força a mais, assim como participar deste evento, e o incentivo da Prefeitura nos abre novos caminhos. Conhecer novas tecnologias e ter contato com pessoas que também veem a importância do café nos motiva e ajuda na introdução de novas técnicas para a produção de um café com mais qualidade”, disse Ariadna Passamani Benicá.

O café vencedor do concurso está entre os 16 cafés Conilon selecionados no Espírito Santo e que participam da rodada de negócios com compradores, momento em que são degustados os cafés.

O secretário de Agricultura explicou que essa é mais uma oportunidade para o produtor estar em contato direto com compradores e de atrair olhares do mundo cafeeiro para compra do café linharense. A média este ano no concurso municipal se elevou e, por isso, o café especial alcançou a participação na Semana Internacional do Café.

“Esse é mais um incentivo do Programa Linhares Coffee que tem fomentado aos produtores adotar novas práticas na condução da lavoura em busca de um grão com mais qualidade, agregando valor à produção e promovendo melhorias na renda das famílias que vivem nas propriedades rurais. A participação no evento é um grande momento para atrair os olhares do mundo cafeeiro para nosso município que começa a se destacar agora em qualidade do grão também”, disse o secretário.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, comentou da alegria em saber que o café produzido pela agricultura familiar de Linhares tem alcançado destaques como este e representa o município em um evento internacional.

“Muito nos orgulha saber que o produtor elevou sua média de qualidade do café e o resultado, além do prêmio do concurso, é sua participação em um evento internacional tão importante para a cadeia produtiva do grão. Me alegra saber que as ações implantadas desde 2017 pela Secretaria de Agricultura, com seus programas e se aproximando cada vez mais das comunidades rurais, têm incentivado novas práticas no campo, agregando valor à produção e gerando frutos como este”, destacou Zanon.

Por Valda Ravani


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *