Morre Mariazinha Vellozo Lucas, aos 90 anos

Foto: Reprodução / Instagram

Faleceu, na madrugada desta segunda-feira (22), aos 90 anos de idade, Mariazinha Vellozo Lucas, que exerceu diversos cargos públicos no Espírito Santo. A morte foi confirmada pelo filho, ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas.

Segundo uma publicação de Luiz Paulo nas redes sociais, o corpo de Mariazinha será cremado no cemitério Jardim da Paz, em Laranjeiras. A causa da morte não foi divulgada.

Nota Oficial também foi divulgada pelo TCE-ES. “Com profundo pesar, comunicamos o falecimento da conselheira aposentada e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Maria José Vellozo Lucas, ocorrido nesta segunda-feira (22), aos 90 anos de idade”. A Corte decretou luto oficial de três dias, com o hasteamento de bandeiras a meio mastro, em sinal de pesar.

Mariazinha, como era conhecida, foi conselheira do TCE-ES entre os anos de 1979 e 2001. Ela ocupou a presidência da Corte por oito anos: em 1984, 1985 e de 1995 a 2001. Foi a segunda mulher a ocupar o cargo, e era a ex-presidente em vida com maior número de mandatos de presidente do Tribunal.

O velório será às 15 horas, no Cemitério Jardim da Paz, em Laranjeiras, na Serra. A cremação será terça-feira (23), às 10 horas.

O presidente do TCE-ES, Rodrigo Chamoun, lamentou o falecimento e lembrou o legado de Mariazinha.

“Recebi com tristeza a notícia do falecimento da conselheira Mariazinha, um dos importantes nomes marcados na história de nossa instituição, e que nos deu grande contribuição. Ela foi uma mulher à frente de seu tempo. Deixou marcas de coragem, autenticidade e vanguardismo em sua exitosa trajetória. Meus sentimentos à família e aos amigos. Descanse em paz”, declarou.

Trajetória

Mariazinha foi funcionária concursada do antigo IAPI por mais de 20 anos (1954 – 1975), e em seguida foi Secretária-chefe da Casa Civil do governo do Estado do Espírito Santo (1975 – 1979), no governo de Élcio Álvares.

Depois, se tornou conselheira do TCE-ES (1979 – 2001) e na sequência, deputada estadual (2003-2007).

Nascida em 1931, filha de Luiz Manoel Vellozo e de Maria Luíza dos Santos Vellozo, Mariazinha era neta de Thiers Vellozo, o fundador do jornal A Gazeta.

Casada com Laércio de Almeida Lucas, era mãe do médico Sérgio e do ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo, e avó de André, Laura, Rafael e Joel.

Da Redação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *