Projeto de recuperação de nascentes é reconhecido em prêmio de sustentabilidade

Conduzido pela Associação Empresarial do Litoral Norte do ES (Assenor), o Projeto Água na Mesa tem o apoio da Suzano e de outros parceiros | Foto: Divulgação

O compromisso com a sustentabilidade é uma das premissas da Suzano, que valoriza e incentiva iniciativas com o intuito de promover a preservação ambiental. Uma delas é o projeto Água na Mesa, desenvolvido pela Associação Empresarial do Litoral Norte do ES (Assenor), que conta com o apoio da empresa e de outros parceiros, por meio do qual já foram plantadas mais de 5 mil árvores em áreas de nascentes no município de São Mateus.

O projeto Água na Mesa, que surgiu em decorrência da preocupação em minimizar os impactos causados pela crise hídrica que afetou o estado principalmente entre os anos de 2015 e 2016, foi reconhecido recentemente com o Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2021, na categoria Sociedade Civil.

Dentre os principais objetivos da iniciativa está a busca de soluções para o enfrentamento de futuras crises que afetem a disponibilidade hídrica. Assim, foi desenvolvido um projeto de preservação e recuperação dos mananciais e cerca de 5000 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica foram plantadas em mais de 25 nascentes, entre elas a Biquinha da Lilita e a Centenária Biquinha, localizadas no Bairro Cricaré, em São Mateus, que são fontes de água potável para a população.

“É uma honra receber a premiação, que reconhece as nossas boas práticas ambientais. As atividades desenvolvidas pelo projeto ressaltam o zelo da Assenor com o meio ambiente e o desenvolvimento da comunidade. Esperamos alcançar ainda mais conquistas e agradecemos o apoio da Suzano, fundamental para concretização de diversas ações do projeto”, ressalta Jacimar Zanelato, vice-presidente da Assenor e também responsável pelo Comitê de Meio Ambiente.

A gestora do projeto, Márcia Natale, relata que houve uma pausa nas ações durante a pandemia, mas que a Assenor está se organizando para retomar os plantios e continuar o trabalho de recuperação e preservação das nascentes na região.

Saiba Mais sobre o Prêmio Biguá

A premiação, que reconhece boas práticas e incentiva ações de cuidado com o meio ambiente, é promovida há 9 anos pela Rede Gazeta no sul do estado e, em 2021, chegou tambémàs regiões norte e noroeste. Cinco categorias foram premiadas Produtor Rural, Sociedade Civil, Poder Público, Práticas Sustentáveis do 1º ao 9º ano escolar e Empreendedorismo Ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *